Connect with us

Tecnologia

Tarifa Branca : Saiba o que é e como ajudará a pagar menos na conta de luz a partir de 1º de janeiro

A tarifa branca é uma modalidade opcional criada para desafogar o sistema elétrico e tornar a rede mais eficiente. Para que isso aconteça, as concessionários oferecem luz mais barata àqueles que consomem fora do horário de pico. Confira o que muda a partir do dia 1 de janeiro de 2019

Publicado

em

A partir do dia 1º de janeiro de 2019, a opção pela tarifa branca estará disponível para quem consome mais de 250 KWh/mês (cerca de 15,9 milhões de unidades consumidoras).

Publicidade

Mas o que é tarifa branca?

A tarifa branca é uma modalidade opcional criada para desafogar o sistema elétrico e tornar a rede mais eficiente. Para que isso aconteça, as concessionários oferecem luz mais barata àqueles que consomem fora do horário de pico, quando o uso é mais intenso.

 

 

Nos dias úteis, há três faixas de consumo, que mudam de acordo com a região: horário de pico, intermediário e fora do pico. As concessionários devem informar aos consumidores quais são as suas faixas de consumo. A tarifa branca sinaliza aos consumidores a variação do valor da energia conforme o dia e o horário do consumo.

Quem pode beneficiar da tarifa branca

Ela é oferecida para as unidades consumidoras que são atendidas em baixa tensão (residências e pequenos comércios, por exemplo) e não se aplica a consumidores residenciais classificados como baixa renda, beneficiários de descontos previstos em Lei, e à iluminação pública.

Aprovada em 2016, a aplicação da tarifa segue um cronograma de preferência, de modo a priorizar as solicitações com as seguintes características:

  • 1º de janeiro de 2018, para novas ligações e para unidades consumidoras com média anual de consumo mensal superior a 500 KWh/mês;
  • 1º de janeiro de 2019 para unidades consumidoras com média anual de consumo mensal superior a 250 KWh/mês; e,
  • 1º de janeiro de 2020 para todas as unidades consumidoras.

Quem usa eletrodomésticos fora do chamado horário de ponta pode se beneficiar ao adotar a opção
Quem consome energia fora do horário de pico vai ter uma opção de economia a partir de 1º de janeiro. Isso porque entra em vigor a Tarifa Branca, que vai passar a valer para todas as unidades consumidoras de energia na baixa tensão do país (como residências, comércios e pequenas indústrias).

Quem consome energia fora do horário de pico – ou quer reduzir as contas de casa priorizando esses horários – vai ganhar uma nova opção para economizar na conta de luz a partir do dia 1º de janeiro de 2020. É a data em que entrará em vigor a nova Tarifa Branca, ou melhor, quando o programa passará a valer para todos os consumidores de energia da baixa tensão do país, incluindo residências, comércios e pequenas indústrias.

A Tarifa Branca vale a pena?

A Aneel alerta que a tarifa branca só vale a pena caso os moradores ou a empresa consigam transferir a maior parte de consumo energético para fora dos horários de pico. Caso contrário, o valor do serviço pode, inclusive, aumentar, como explicou o superintendente de gestão tarifária da Aneel, Davi Antunes. Por isso, é importante que o cliente conheça o seu perfil de consumo. Aqui, vale a dica de, até durante um mês, acompanhar seus padrões de consumo antes de solicitar a alteração.

Caso queira se adaptar ao consumo planejado de energia, a escolha deve ser formalizada na distribuidora local para que seja instalado um medidor de energia especial para a modalidade. Essa solicitação deve ser feita por telefone.

Uma vez alterado da tarifa convencional para a Branca, o consumidor poderá reverter a solicitação a qualquer momento caso não tenha percebido uma redução no valor das faturas. No entanto, as distribuidoras terão até 30 dias para atender a solicitação. No futuro, caso busque retornar à modalidade, o usuário deverá aguardar mais 180 dias a partir da desativação.

A Aneel alerta que a Tarifa Branca não é oferecida para os consumidores classificados como de baixa renda e outros beneficiários de descontos já previstos em lei.

Continue lendo
Publicidade
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

quinze − 3 =

%d blogueiros gostam disto: