Connect with us


Tecnologia

Inteligência Artificial pode tornar os teclados de celulares invisíveis

Pesquisadores do Instituto Avançado de Ciência e Tecnologia da Coreia do Sul querem desenvolver uma tecnologia baseada em Inteligência Artificial (IA) que pode tornar os teclados virtuais de smartphones invisíveis aos usuários.

Publicado a

em

Um estudo publicado no site Arvix.org, intitulado “I-Keyboard – Teclado Totalmente Imaginário em Dispositivos de Toque Capacitados pelo Decodificador Profundo Neural” , os cientistas propõem um “teclado totalmente imaginário” – o I-Keyboard – que não teria um layout, forma ou tamanho pré-definidos.

O teclado usará a IA para detectar digitação de qualquer posição ou ângulo e que não precisará de calibração. Os responsáveis pelo projeto afirmam que a tecnologia consegue  alcançar 95,84% de precisão de digitação com ele, se comparado a um teclado virtual convencional.

“Teclados digitais contemporâneos possuem algumas limitações. Os atuais softwares de teclado danificam a usabilidade de dispositivos móveis de várias maneiras além da mobilidade”, escreveram os autores do estudo, que apontam que a falta de feedback tátil geralmente aumenta a taxa de erros de digitação….”.

Como essa tecnologia foi criada/pensada?

Para criar o “teclado invisível”, os cientistas inicialmente compilaram um conjunto de dados. Esses dados foram coletados de 43 participantes que usam regularmente teclados QWERTY físicos e aplicativos de teclados. Eles tinham que digitar frases em uma tela sensível ao toque, que não exibia nenhuma letra ou número, apenas a tecla DELETE e ENTER, seguindo as instruções transmitidas por uma tela separada, situada acima do display sensível ao toque. À medida que digitavam, a segunda tela destacava cada caractere no momento da detecção, garantindo o mapeamento entre os pontos de contato, todos interconectados. E a qualquer momento, os usuários poderiam excluir os pontos de contato coletados para a frase atual caso cometessem um erro.

“… Os teclados virtuais atuais impedem que os dispositivos móveis apresentem conteúdo suficiente porque ocupam uma parte relativamente grande nos displays de celulares”

Os participantes escreviam uma média de 15 frases como “aquecimento”, depois eles digitavam 150 a 160 sentenças de forma aleatória, além de 20 conjuntos de textos do Newsgroup, uma espécie de fórum online. Ao final, cada participante levou cerca de 50 minutos para escrever as sentenças e, no total, foram geradas cerca de 7.200 frases e mais de 196 mil caracteres digitados.

Depois de normalizar as escalas os pesquisadores detectaram que embora cada participante digitasse de maneiras ligeiramente diferentes, os modelos do corpo de digitação se assemelhavam a um layout de teclado físico, o que a equipe alega ser uma indicação de que os usuários podem digitar de forma confiável em telas touchscreen mesmo sem orientação – leia-se “invisíveis”.

 

 

Igor Luiz é Fundador e o Content Manager do Gadz Tech. Profissional na área de criação de sites, marketing digital e trabalha na publicação de notícias do site.

Anúncio
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dezessete + dezessete =

Mundo Geek

DualSense: Controle é apresentado fisicamente por jornalista

Testado em primeira mão, o Jornalista Geoff Keighley apresenta suas considerações sobre o novo controle da Sony.

Publicado a

em

O Jornalista Geoff Keighley dos EUA,  testou o controle do PS5 e fez algumas observações sobre quais as principais mudanças feitas pela Sony em relação ao DualShock4

Apresentando em primeira mão, esse jornalista teve um privilégio cobiçado por muitos jogadores que querem experimentar o novo controle da Sony. Pelo que foi avaliado, a Sony fez boas melhorias em relação a versão passada.

DualSense:

Em um video de aproximadamente 25 minutos, Keighley realizou algumas observações sobre o DualSense no canal do The Game Awards. A primeira delas foi em relação aos botões R2 e L2, que virão com um novo mecanismo , que promete trazer uma experiência ainda mais divertida ao gamer.

Graças a ele, o jogador vai pode sentir melhor a tensão da ferramenta que é utilizada dentro do jogo, como por exemplo o peso do gatilho de uma arma, ou a tenção exercida peça corda de um arco para atirar suas flechas.

Publicidade

O chamado“feedback háptico” também é outro fator levantado pelo jornalista, adicionando uma nova camada de jogatina para a experiência do jogador. Você poderá sentir a textura da areia que estiver caminhando ou a sensação do gelo em suas mãos.

Por mais que o novo DualSense seja maior, o peso não é muito diferente do DualShock 4, além de ser bem mais confortável de segurar, o que foi uma dúvida de muitos internautas.

Astro’s Playroom

Astro’s Playroom será o game de demonstração que virá junto do PS5

Para testar todas essas funcionalidades, Keighley jogou o  Astro’s Playroom, que virá instalado em todas as unidades do PS5. Diferente de outras versões passadas, terá uma jogatina mais elaborada e com boas horas de jogo.

Através dessa demo, ele conseguiu perceber uma harmonia entre todas as funcionalidades que o controle vai exercer em conjunto com o console, através dos Speakers de ambos os dispositivos e o Feedback Háptico.

O divertido desse game que acompanha o console, é a quantidade de referências com relação a historia do Playstation.

Data de Lançamento

Playstation 5 na sua versão com e sem mídia física

Keighley também entrevistou Eric Lempel, vice presidente sênior da Sony Interactive Entertainment, que faz parte da divisão de games da empresa. Segundo Eric, a Sony não tem intenções de lançar o novo console no momento, mas que garante que a data da Pré-venda sera anunciada, mas não é algo que vai acontecer a qualquer momento.

Ficaremos no aguardo para o lançamento do console até o final do ano, além da divulgação do seu preço de venda, que ainda não foi apresentado.

 

 

 

 

Continue Lendo

Mundo Geek

Samsung: Note 20 e Note 20 Ultra em sua versão lite foram oficializadas

Ambos os consoles terão suas linhas de produção interrompidas, para dar espaço a produção dos novos Consoles.

Publicado a

em

A certificação veio por parte do site NBTC da Tailândia,  na qual as versões LITE do Samsung Galaxy Note 20 e Note 20 Ultra já estão com previsão de lançamento. Mesmo confirmado ambos os dispositivos, segundo o endereço, ainda não foi detalhado sobre quais as especificações que eles terão, demonstrando apenas que eles não possuem a funcionalidade do 5G.

Versões compactas

Versões do Galaxy S20 receberam uma versão Lite

Até o momento espera-se que essas versões do mobile, ficarão disponíveis na Índia. Ao mesmo tempo que deve-se ter em mente que o país já havia recebido no começo desse ano, versões parecidas para a linha Galaxy S20, com processador Exynos 990, o que não foi igual aos Estados Unidos, ja que lá o celular veio com Snapdragon 865.

A expectativa é de que o preço venha mais em conta, por não possuir a tecnologia do 5G, mas isso não se repetiu nesse país, pois os aparelhos da versão S20, foram lançados com o preço cheio, independente da diferença na conexão suportada.

Galaxy Unpacked

Galaxy Unpacked – Evento da Samsung que pretende apresentar dispositivos inovadores

É esperado que essas e outras versões sejam anunciadas durante o evento Galaxy Unpacked, que vai acontecer no dia 5 agosto, por conta dos vários vazamentos que aconteceram nos últimos meses. Através dessa informação, foi revelado que eles terão o design típico da linha Note da Samsung, com formato retangular e a famosa S Pen.

 

Continue Lendo

Mundo Geek

Xbox: Versões One X e One S All-Digital Edition serão descontinuadas

Ambos os consoles terão suas linhas de produção interrompidas, para dar espaço a produção dos novos Consoles.

Publicado a

em

Segundo o site The verge, versões do Xbox One X e Xbox One S All-Digital Edition, que são versões mais robustas do Xbox One original, terão suas produções interrompidas por parte da Microsoft.

A versão do Xbox One S All-Digital Edition, que foi lançada mais recentemente (abril 2020), tem como foco apenas as mídias digitais, sem depender do disco rígido (parecido com uma das versões do novo PS5).

Relatórios sobre os Consoles

Xbox One X não vai ser mais fabricado

Os relatórios demonstraram que as vendas dessa versão de console exclusiva para o digital, em particular foram bem fortes, tanto que a Microsoft se empenhou para vende-lo junto com uma parte da assinatura mensal do Xbox All Access,que inclui o acesso ao Xbox Game Pass Ultimate.

“À medida que avançamos no futuro, através do Xbox Series X,  daremos o passo natural de interromper a produção no Xbox One X e no Xbox One S All-Digital Edition. O Xbox One S continuará sendo fabricado e vendido globalmente”

Segundo um dos integrantes da Microsoft para o site The Verge.

Publicidade

Ja a versão do Xbox One X, foi lançada pela primeira vez em novembro de 2017. Ele tinha como foco ser o “o console mais poderoso do mundo” na época, visto que a Microsoft focava em energia e hardware para seu Xbox One X que possuia 6 teraflops.

 

Estoques Limitados

Xbox One S All Digital Edition

O The Verge também informou que há rumores de que o Xbox One X e Xbox One S, estão nos estoques finais nessas últimas semanas. Isso ocorreu por conta da procura intensificada por consoles de videogame, já que as pessoas tiveram que se manter em quarentena na proteção contra a pandemia do coronavírus (COVID-19).

 

 

 

Continue Lendo

Mais lidas +