Connect with us


Informática

Falta de acordo pode deixar Amazon Fire TV sem Disney+

Publicado

em

A Amazon fechou na terça-feira (1º de outubro de 2019) um acordo para incluir produções da Disney no catálogo do Prime Video em toda a América Latina. Porém o Amazon Fire TV pode ser o único grande set-top box do mercado sem acesso ao novo serviço de streaming Disney+.

Publicidade

A informação vem do Wall Street Journal. De acordo com as fontes do jornal, a Amazon quer ter o direito de vender uma “porcentagem substancial” do espaço publicitário dos aplicativos da Disney, mas a empresa de mídia resiste. Com isso, as gigantes estão sem um acordo a pouco mais de um mês do lançamento do Disney+, que estreará nos Estados Unidos no dia 12 de novembro.

Para que um serviço esteja disponível no Fire TV, a Amazon geralmente pede uma porcentagem do inventário de publicidade que pode chegar a 40%, segundo o WSJ, mas com frequência diminui para 30% ou 20%, dependendo das negociações. No caso da Disney, fontes apontam que a tentativa de acordo mais recente envolvia uma fatia de 10% do espaço.

A queda de braço entre gigantes

Lado negativo para a Disney: Se as empresas não chegarem a um acordo, o resultado pode ser bem ruim para ambos. Primeiro porque, nos Estados Unidos, o Fire TV é o segundo set-top box mais vendido, com 29% de fatia de mercado, atrás do Roku (41%), mas à frente da Apple TV (14%) e dos Chromecasts do Google (13%). Trata-se de um grande público perdido para a Disney.

Lado negativo para a Amazon: Só que isso também pode significar a saída dos aplicativos da Disney da plataforma da Amazon. A Disney controla o serviço de streaming Hulu e tem um percentual em nomes como ESPN, ABC, Fox, National Geographic, Lucasfilm, Marvel e Pixar.

Enquanto as empresas não chegam a um acordo, o tempo corre: o Disney+ estreará nos Estados Unidos em 12 de novembro e já anunciou que terá suporte a Android, iOS, Apple TV, Chromecast, Roku, Xbox One, PlayStation 4 e navegadores web. Ainda não há uma data exata para o lançamento do serviço de streaming da Disney no Brasil, a previsão é que chegue no final de 2020.

No Brasil, a Amazon vende um único modelo de Fire TV, o Fire TV Stick Basic Edition, por R$ 289, para concorrer diretamente com o Chromecast.