Conecte-se conosco

Tecnologia

Especialista em pandemias indica 10 medidas de proteção ao COVID19 para a ida ao mercado

O professor do Departamento de Microbiologia, Imunologia e Parasitologia da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) Oscar Bruña-Romero estabeleceu algumas medidas de prevenção fundamentais no combate à pandemia do Novo Coronavírus (Covid-19). Confira em nossa matéria

Publicado a

em

O professor Oscar Bruña-Romero passou orientações a serem utilizadas no cotidiano da população neste momento de crise, como por exemplo usar um veículo ou a ida ao mercado. Ele é doutor pela Universidad de Navarra, na Espanha, e tem experiência em imunologia, biologia molecular, virologia/parasitologia, atuando principalmente nos seguintes temas: vírus recombinantes, desenvolvimento de vacinas e diagnóstico imunológico e molecular de doenças infecciosas.

 

“Esta semana ainda poderemos ir ao mercado sem máscara. Quando os casos começarem a aumentar, pode ser que tenhamos que escolher horários do dia em que o mercado esteja mais vazio”, alertou o professor. Ele esclareceu que a máscara cirúrgica comum não protege e só serve para evitar que uma pessoa doente espalhe ainda mais a infecção.

 

 

Anúncio

 

Veja as medidas de precaução para evitar o COVID-19:

 

  1. Nunca fique a menos de um metro de outro ser humano;
  2. Considere sempre a sua mão suja. Nunca leve a mão à boca, ao olho ou nariz enquanto estiver no mercado, nem para coçar, nem para tocar nos cabelos;
  3. Pague suas compras no cartão. Não aceite moedas e muito menos notas de papel até depois da pandemia;
  4. Higienize o carro antes de entrar. Guarde álcool gel e álcool 70 com um rolo de papel toalha no carro. Coloque as compras no porta-malas e, em seguida, abra a porta do carro e passe álcool gel na mão (ainda fora do veículo). Molhe uma folha de papel toalha com álcool 70 e passe no volante, no freio de mão e na alavanca das marchas. Passe também na maçaneta (alavanca) da porta de dentro do carro, nos controles dos vidros e nos controles do rádio. Não faça desinfecção do carro por fora, é necessário sempre considerar que o veículo possa estar contaminado. Feche a porta, sente-se e desfrute a viagem;
  5. Higienize os alimentos ao chegar em casa, principalmente aqueles que serão consumidos crus. Lave em água corrente e mergulhe as verduras e frutas em uma solução contendo água sanitária diluída em água. Observe no rótulo da água sanitária a diluição ideal e o tempo necessário para deixar o alimento em imersão. Se não tiver essa informação no rótulo, busque outra marca, pois alguns produtos não devem ser utilizados em alimentos. Depois disso, enxágue com bastante água. Passe álcool 70 em embalagens de alimentos que serão armazenadas.;
  6. Caso tenha comprado itens que não são comestíveis, passe um álcool 70 neles ou deixe ao sol direto por 2 horas, no mínimo;
  7. Sempre que chegar em casa da rua, tire os sapatos e troque a roupa. Lave os braços até o cotovelo. É fundamental ter uma ‘roupa de casa’, e a ‘roupa de rua’ que não quiser lavar diariamente, deixe sempre no mesmo lugar. Volte a vesti-la apenas imediatamente antes de necessitar sair para a rua novamente. Não transite em casa com ‘roupa de rua’.
  8. Passe álcool 70 em todas as torneiras das pias de casa uma vez por dia, nas maçanetas das portas e nas chaves de casa e do carro;
  9. Passe álcool 70 no seu celular, tablet, notebook, teclados e mouse uma vez por dia. Considere-os sempre sujos (lave as mãos ou passe álcool gel depois de usar);
  10. E, claro, sempre em caso de dúvida: lave as mãos.

 

O que se sabe da propagação do COVID2019

 

  • Atualmente, não há vacina para prevenir a doença de coronavírus 2019 (COVID-19).
  • A melhor maneira de prevenir doenças é evitar ser exposto a esse vírus.
  • Pensa-se que o vírus se espalhe principalmente de pessoa para pessoa.
    • Entre pessoas que estão em estreito contato umas com as outras (até um metro e meio).
    • Através de gotículas respiratórias produzidas quando uma pessoa infectada tosse ou espirra.
  • Essas gotículas podem parar na boca ou no nariz de pessoas próximas ou possivelmente inaladas nos pulmões.

 

Medidas para se proteger

Limpe suas mãos frequentemente

  • Lave as mãos frequentemente com água e sabão por pelo menos 20 segundos, especialmente depois de estar em um local público ou depois de assoar o nariz, tossir ou espirrar.
  • Se água e sabão não estiverem prontamente disponíveis, use um desinfetante para as mãos que contenha pelo menos 60% de álcool . Cubra todas as superfícies de suas mãos e esfregue-as juntas até que se sintam secas.
  • Evite tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas.

 

Evite contato próximo

  • Evite contato próximo com pessoas doentes
  • Coloque distância entre você e outras pessoas se o COVID-19 estiver se espalhando em sua comunidade. Isso é especialmente importante para pessoas com maior risco de ficarem muito doentes .

 

Medidas para proteger outras pessoas

Fique em casa se estiver doente

  • Fique em casa se estiver doente, exceto para obter assistência médica. Aprenda o que fazer se estiver doente .

 

Cobrir tosses e espirros

  • Cubra a boca e o nariz com um lenço de papel quando tossir ou espirrar ou usar a parte interna do cotovelo.
  • Jogue tecidos usados no lixo.
  • Lave imediatamente as mãos com água e sabão por pelo menos 20 segundos. Se sabão e água não estiverem prontamente disponíveis, limpe as mãos com um desinfetante para as mãos que contenha pelo menos 60% de álcool.

 

Use uma máscara se estiver doente

  • Se estiver doente: você deve usar uma máscara facial quando estiver perto de outras pessoas (por exemplo, compartilhando um quarto ou veículo) e antes de entrar no consultório de um médico. Se você não conseguir usar uma máscara facial (por exemplo, porque causa problemas respiratórios), faça o possível para cobrir tosses e espirros, e as pessoas que cuidam de você devem usar máscara facial se entrarem no seu quarto. Aprenda o que fazer se estiver doente.
  • Se você NÃO estiver doente: você não precisa usar uma máscara facial, a menos que esteja cuidando de alguém que está doente (e eles não podem usar uma máscara facial). As máscaras faciais podem estar em falta e devem ser guardadas para os cuidadores.

 

Limpe e desinfete

  • Limpe e desinfecte as superfícies frequentemente tocadas  diariamente . Isso inclui mesas, maçanetas, interruptores de luz, bancadas, pegas, mesas, telefones, teclados, banheiros, torneiras e pias.
  • Se as superfícies estiverem sujas, limpe-as: Use detergente ou sabão e água antes da desinfecção.

 

Para desinfetar: Os desinfetantes
domésticos mais comuns. Use desinfetantes apropriados para a superfície.

Anúncio

As opções incluem:

  • Diluindo o alvejante doméstico.
    Para fazer uma solução de água sanitária, misture:
    • 5 colheres de sopa (1/3 de xícara) de água sanitária por galão de água
      OU
    • 4 colheres de chá de água sanitária por litro de água

    Siga as instruções do fabricante para aplicação e ventilação adequada. Verifique para garantir que o produto ainda não tenha expirado. Nunca misture alvejante doméstico com amônia ou qualquer outro limpador. O alvejante doméstico não vencido será eficaz contra os coronavírus quando adequadamente diluído.

  • Soluções de álcool.
    Verifique se a solução possui pelo menos 70% de álcool.

 

Outras matérias importantes que você poderá se interessar:

 

 

Fonte: UFSC

Anúncio

Igor Luiz é Fundador e o Content Manager do Gadz Tech. Profissional na área de criação de sites, marketing digital e trabalha na publicação de notícias do site. Email de contato: contato@gadz.com.br

Tecnologia

Banco Central divulga mudanças no PIX

Banco Central vai fazer mudanças no Pix e limitar transferências. Veja o que pode impactar no seu dia a dia

Publicado a

em

Banco Central divulga mudanças no PIX

O PIX ganhou grande adesão do consumidor e por isso esta ferramenta esta sendo alvo de criminosos. O Banco Central anunciou na sexta-feira (27/8), algumas medidas para diminuir crimes, como transferências em sequestros-relâmpago, realizadas pelo Pix. Outras medidas foram sugeridas tais como:

  • Limitar transferências por horário e destinatários
  • Regras de controle para as contas

Receba em primeira mão as mais recentes notícias do nosso site em seu Smartphone. Siga-nos no Google Notícias.

Regras estipuladas pelo BC para o PIX

Ficou estabelecido um limite de R$ 1.000 para operações entre pessoas físicas (incluindo MEIs) utilizando meios de pagamento de transferência no período noturno (das 20 horas às 6 horas), incluindo transferências para o mesmo banco, Pix, cartões de débito e TEDs.

Também será solicitado um prazo mínimo de 24 horas e máximo de 48 horas para a efetivação de pedido do usuário, feito por canal digital, para aumentar limites de transações com meios de pagamento (TED, DOC, transferências intrabancárias, Pix, boleto, e cartão de débito), impedindo assim o aumento imediato em situação de risco.

Outra medida é a possibilidade dos clientes estabelecerem limites diferentes para as operações realizadas durante o dia e durante a noite. O Banco Central determinou também que:

” Instituições ofertem funcionalidade que permita aos usuários cadastrar previamente contas que poderão receber PIX acima dos limites estabelecidos, permitindo manter seus limites baixos para as demais transações”

Anúncio

Mais regras de segurança para a utilização do PIX

Regras de segurança para movimentações pelo PIX
Regras de segurança para movimentações pelo PIX

O que antigamente uma medida era facultativo, agora será obrigatório, estamos falando da marcação no Diretório de Identificadores de Contas Transacionais (DICT) de contas em relação às quais existam indícios de utilização em fraudes no Pix, inclusive no caso de transações realizadas entre contas mantidas no mesmo participante.

Outra mudança é que será permitido fazer consultas ao DICT para alimentar os sistemas de prevenção à fraude das instituições, para coibir crimes envolvendo a mesma conta em outros meios de pagamento e com outros serviços bancários.

O BC passará a exigir que os participantes do Pix adotem controles adicionais em relação a transações envolvendo contas marcadas no DICT, inclusive para fins de eventual recusa a seu processamento, combatendo assim a utilização de contas de aluguel ou “laranjas”.

Além disso, será necessário apresentar “histórico comportamental e de crédito para que empresas possam antecipar recebíveis de cartões com pagamento no mesmo dia (D+0), mitigando a ocorrência de fraudes”.

Siga nosso site no Google News

Continue Lendo

Tecnologia

O que é DICT e a importância dele no PIX

Entenda o que é DICT ( Diretório de Identificadores de Contas Transacionais ) e as medidas de seguranças do PIX

Publicado a

em

Saiba como funciona o DICT e sua importância no PIX

O Pix passou a funcionar no Brasil desde em novembro de 2020 e mudou a forma pagamentos e transferências financeiras. Agora é possível transferir valores a qualquer momento de forma instantânea até mesmo nos finais de semana e feriados. Com estas facilidades surgem as dúvidas sobre a segurança desta ferramenta.

Receba em primeira mão as mais recentes notícias do nosso site em seu Smartphone. Siga-nos no Google Notícias.

O que é DICT? ( Diretório de Identificadores de Contas Transacionais )

O DICT ( Diretório de Identificadores de Contas Transacionais ) é uma base de dados que armazena as informações dos usuários e suas contas transacionais. É gerida pelo Banco Central e é o componente que permite a iniciação do pagamento digital.

Como funciona o DICT?

Para fazer a transação basta o pagador ter a chave Pix do recebedor, que pode ser CPF, CNPJ, telefone, e-mail e chave aleatória. Quando alguém for fazer um pagamento, as informações são verificadas e retornadas pelo DICT e permitem confirmar a identidade do recebedor, de um jeito mais fácil, rápido e seguro.

Como é mantido a segurança das transações no PIX?

As transações via Pix possuem mecanismos de proteção criptografados. E que passam pela Rede do Sistema Financeiro Nacional, extremamente segura, operada pelo Banco Central.

A base de dados DICT possui uma tecnologia que impede varreduras das informações pessoais e conta com marcadores de fraude.

Além disso o PIX exige atuenticação dos usuários por senha, token ou reconhecimento biométrico. E outro ponto interessante é que o DICT possue “motores antifraude” que permitem identificar transações atípicas, fora do perfil do usuário. 

 

Anúncio
Siga nosso site no Google News

Continue Lendo

Games

Xbox recebe xCloud para que você não precise esperar downloads lentos

A Microsoft anunciou que está trazendo o xCloud para o Xbox One e Xbox Series X / S, com isso vai mudar a maneira como as pessoas experimentam os jogos em seus consoles

Publicado a

em

Xbox recebe xCloud para que você não precise esperar downloads lentos

A Microsoft está trazendo o xCloud para o Xbox One e Xbox Series X / S, a idéia é evitar muito a espera do download, assim mudar a maneira como as pessoas experimentam os jogos em seus consoles.

Mesmo sendo capaz de baixar e jogar jogos sem ter que lidar com cópias físicas, os downloads têm seus próprios problemas. O download de um jogo pode demorar muito tempo, especialmente se você não tiver uma internet muito veloz. 

Outro problema dos downloads é que muitos títulos ocupam rapidamente o seu armazenamento, deixando pouco espaço para experimentar outros jogos.

Receba em primeira mão as mais recentes notícias do nosso site em seu Smartphone. Siga-nos no Google Notícias.

Como o xCloud pode resolver este problema

A experiência do Xbox Cloud Gaming

A integração de jogos em nuvem resolve significativamente esses problemas de espaço. Os membros inscritos no Xbox Game Pass Ultimate poderão escolher entre mais de 100 jogos para jogar quase imediatamente, em vez de esperar horas para que o download termine.

Anúncio

Algo muito significativo acontecerá para jogadores do Xbox One, eles poderão jogar alguns jogos modernos que precisam do hardware mais poderoso da Xbox Series, como o Microsoft Flight Simulator.

Como irá funcionar estes jogos na nuvem da Microsoft

Jogos que suportam xCloud irão mostrar um pequeno ícone de nuvem.
Jogos que suportam xCloud irão mostrar um pequeno ícone de nuvem.

Jogos que suportam xCloud irão, apropriadamente, mostrar um pequeno ícone de nuvem. Selecione o título e pressione ‘play’ e você está pronto para jogar.

Claro que jogos em nuvem não serão ideais para todos principalmente para:

  • Jogadores que utilizam rede wi-fi para jogar, uma vez que estas redes podem ter muita instabilidade
  • Jogadores que são competitivos, pois precisam de menor latência possível
  • Jogadores que possuam internet com baixa velocidade, principalmente por conta da latência

Pensando nestes quesitos, o xCloud servirá mesmo para você experimentar e analisar os jogos antes de realmente baixar e ocupar seu espaço de armazenamento.

Siga nosso site no Google News

Anúncio
Continue Lendo

Mais lidas +

Gadz © 2017 - E-mail para contato: contato@gadz.com.br