UAI
Connect with us


Tecnologia

DE NOVO : Modelo de tomadas brasileira pode passar por nova alteração

Após a criticada mudança no padrão de tomadas brasileiro, de dois para três pinos, que fez a população comprar adaptadores e trocar as tomadas de casa, agora o atual governo cogita voltar atrás. Obrigatório desde 2011, uso do padrão para a tomada voltou a ser tema no Planalto

Publicado a

em

Após a criticada mudança no padrão de tomadas brasileiro, de dois para três pinos, que fez a população comprar adaptadores e trocar as tomadas de casa, agora o atual governo cogita voltar atrás. Obrigatório desde 2011, uso do padrão para a tomada voltou a ser tema no Planalto. A retomada do modelo antigo obrigaria os brasileiros a passar pelo mesmo processo novamente, em menos de 10 anos.

O governo Bolsonaro já havia sinalizado informalmente uma vontade de reverter a criação do padrão de 2011, mas especialistas apontam que uma ação como essa seria um retrocesso em termos de segurança. A possibilidade de haver uma nova troca, em um intervalo de tempo tão curto, já está gerando muita polêmica, isso sem falar que muita gente nem sabe da possível mudança. Ainda não está clara qual seria uma possível proposta do governo para reverter o padrão adotado em 2011.

Em entrevista ao Jornal da USP, Josemir Coelho Santos, do Departamento de Engenharia de Energia e Automação Elétricas da Escola Politécnica da USP, explicou a necessidade de uma padronização nacional obrigatória como o que temos atualmente.

 

“O Brasil não tinha uma legislação específica que desse essa proteção para os usuários de equipamentos elétricos, e isso foi feito depois de muitas décadas de necessidade. Foi custoso e penoso implantar essa modificação. Até hoje ainda há instalações em prédios antigos que não se adaptaram, e mexer com esse padrão — que é mais seguro e compatível com normas internacionais — parece ser algo que não vai contribuir com a segurança”, explicou Santos.

 

Por quê houve a mudança das tomadas antigas?

O atual modelo foi instaurado com a justificativa de que era mais seguro que seu antecessor, já que obrigou o uso do chamado “terra” nas tomadas, que diminui a incidência de choques elétricos e protege mais os aparelhos eletrônicos. Para que a volta dos dois pinos seja aprovada, é necessário passar pelo Conmetro, o Conselho Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial.

 

O que diz o Inmetro e o Conmetro

O Inmetro defende que o padrão atual brasileiro garante mais segurança aos usuários, sendo que o terceiro pino funciona como aterramento, especialmente importante para eletrodomésticos mais vulneráveis, como geladeiras, máquinas de lavar e produtos em geral que usam eletricidade para fins de aquecimento ou refrigeração.

Caso o governo siga em frente com seus planos de “despadronizar” novamente as tomadas brasileiras, seria necessária uma aprovação do Conmetro (Conselho Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial).

Igor Luiz é Fundador e o Content Manager do Gadz Tech. Profissional na área de criação de sites, marketing digital e trabalha na publicação de notícias do site. Email de contato: [email protected]

Anúncio
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

17 − 15 =

Aparelhos Celulares

OnePlus Nord: N10 5G e N100 acabam de ser anunciados

Conheça os novos modelos intermediários da OnePlus, que pretendem competir com celulares de peso no mercado.

Publicado a

em

A OnePlus anunciou hoje (26/10) dois novos celulares intermediários que pertencem a linha Nord, essa que possui agora dois modelos mais acessíveis ao mercado.

Intitulados OnePlus N10 e OnePlus N100, ambos contam com especificações técnicas mais simples comparados a versões anteriores.

Pelo que foi analisado, desde julho havia rumores para esse lançamento, mesmo que pertençam a uma família de celulares mais potentes, como o N10 e o N100.

Detalhes e especificações dos novos modelos

O Nord N10 5G terá uma tela Full HD+ de 6,49 polegadas e taxa de atualização de 90 Hz enquanto seu irmão, o N100, possui uma com 6,52 polegadas, mas com resolução apenas HD+.

O que chama atenção no N10 5G é o seu chipset Snapdragon 690 5G, pois é o primeiro da série 600 com suporte às novas redes, fazendo com que a OnePlus entre no mercado de aparelhos mais acessiveis mas com tecnologia 5G.

Publicidade

Passando para as baterias, o Nord N10 5G virá equipado com uma 4.300 mAh, enquanto o N100 se destaca pela bateria de 5.000 mAh. O grande diferencial do modelo mais robusto é sua tecnologia de carregamento rápido, suportada pela Warp Charge da empresa, que carrega o smartphone com velocidade de 30 W.

OnePlus Nord N10 5G

  • Tela: 6,49 polegadas, Full HD+, 90 Hz;
  • Chipset: Qualcomm Snapdragon 690 5G;
  • Memória RAM: 6 GB;
  • Armazenamento interno: 128 GB expansíveis via micro SD;
  • Câmera traseira: 64 MP (principal) + 13 MP (ultrawide) + 2 MP (macro) + 2 MP (monocromático);
  • Câmera frontal: 16 MP;
  • Dimensões: 164.9 x 65.1 x 8.49mm;
  • Peso: 188g;
  • Bateria: 4.300 mAh;
  • Extras: carregamento rápido Warp Charge 30T, leitor de digitais na traseira, 5G;
  • Cores disponíveis: Midnight Ice;
  • Sistema operacional: Android 10.

OnePlus Nord N100

  • Tela: 6,52 polegadas, HD+, 60 Hz;
  • Chipset: Qualcomm Snapdragon 460;
  • Memória RAM: 4 GB;
  • Armazenamento interno: 64 GB expansíveis via micro SD;
  • Câmera traseira: 13 MP (principal) + 2 MP (macro) + 2 MP (bokeh);
  • Câmera frontal: 13 MP;
  • Dimensões: 163 x 74.7 x 8.95mm;
  • Peso: 190g;
  • Bateria: 5.000 mAh;
  • Extras: carregamento rápido, leitor de digitais na traseira, 4G;
  • Cores disponíveis: Midnight Frost;
  • Sistema operacional: Android 10.

Disponibilidade no Mercado

Representação de ambos os modelos que serão lançados.

 

Por enquanto ambos os modelos ainda não chegarão em terras Brasileiras, pois o N10 5G estará disponível primeiramente na Europa e Reino Unido por 329 euros (cerca de R$2190,00 s/ impostos inclusos).

Já o N100 será vendido apenas no continente europeu por 179 euros (R$ 1190,00 s/ impostos inclusos), um valor mais atrativo, competindo assim com seus outros concorrentes da mesma categoria.

Ainda não há informações sobre preço e data de lançamento, mas os aparelhos devem ser oficializados nos Estados Unidos em breve.

Continue Lendo

Black Friday

Black Friday 2020: Veja os principais produtos que o Brasileiro procura nesse evento

Tecnologia e produtos domésticos são os destaques de procura para essa Black Friday

Publicado a

em

Considerada como um dos eventos mais aguardados desse ano pelos varejistas e consumidores, a Black Friday é uma ótima forma de movimentar a economia do pais.

Com o intuito de aumentar as vendas para os comerciantes, também é muito esperada pelos clientes que querem comprar produtos e serviços com preços reduzidos.

Principais produtos procurados

Produtos tecnológicos são o principal foco do consumidor nessa Black Friday 2020.

A pesquisa foi feita pelo Instituto IPSOS para o Mercado Livre e divulgada pela CNN, mostra primeiramente que 58% dos brasileiros disseram que pretendem aproveitar a data de descontos.

Logo a pós também foi demonstrado quais foram os produtos mais cobiçados pelos consumidores, esses que são ligados à tecnologia. Cerca de 62% das pessoas estão interessadas em comprar um Smartphone, tablet, alto-falante inteligente ou smart watch.

Dentre as tecnologias apresentadas, os eletrodomésticos são a preferência de 59% dos consumidores, que querem comprar geladeiras, fogões e máquinas de lavar.

Os Itens de moda, como roupas e calçados, fazem parte de 57% dos futuros compradores. Enquanto que produtos de beleza devem ser procurados por 54% das pessoas que vão aproveitar a Black Friday neste ano.

Outros itens que também chamaram atenção foram os ligados à casa, decoração e móveis. A pesquisa revela que 48% dos consumidores querem comprar algum produto dessa categoria.

Continue Lendo

Tecnologia

Samsung: Empresa abre Pré-cadastro para receber descontos na Black Friday

Fique por dentro de descontos exclusivos que serão disponibilizados nos próximos 35 dias.

Publicado a

em

Todas as marcas já estão se preparando para um dos maiores eventos de descontos do ano, a Black Friday.

Ela vai acontecer dia 27 de novembro, e segundo os sites de noticia, essa pretende ser um dos maiores eventos da historia, desse segmento.

Pré-Cadastro no Site de Samsung

Site para realizar Pré-Cadastro

Para todos aqueles que estiverem interessando em receber descontos exclusivos nessa Black Friday, basta acessar o site do pré-cadastro, no qual poderá ser feito pelas dados fornecidos do seu Facebook, conta do Google, ou completar com o seu e-mail.

A empresa pede informações como nome, e-mail, data de nascimento, celular, estado e cidade onde você mora.

Assim que esse cadastro for feito, todas as ofertas serão enviadas nos próximos 35 dias pelo canal que for escolhido no pré-cadastro.

Caso queira conhecer algumas de nossas matérias sobre quais produtos escolher nessa Black Friday, basta acessar o link.

Continue Lendo

Mais lidas +