UAI
Connect with us


Tecnologia

[ Dados Médicos Expostos ] : Falha grave de segurança expõe dados de clientes da Unimed

Nesta falha o invasor consegue obter a ficha com grande parte dos dados de pacientes, acessos a logins médicos, e-mails internos, planilhas financeiras, exames de pacientes e até certidões de óbito e imagens de raio-x

Publicado a

em

Atualização: Veja a resposta da Unimed sobre a matéria

Virou febre: Detran, Vivo e agora a Unimed com denúncias sobre falha de segurança! O grupo WhiteHat Brasil, afirmou ao portal Olhar digital que o banco de dados da Unimed possui não apenas uma, mas várias falhas de segurança em inúmeras unidades em todo o País.

Os dados vazados incluem fichas cadastrais completas de pacientes:

  • nome completo,
  • CPF,
  • nome da mãe,
  • código beneficiário,
  • e-mail
  • dados de dependentes,
  • acessos a logins médicos,
  • e-mails internos,
  • imagens de problemas internos de centros de saúde,
  • planilhas financeiras,
  • exames de pacientes,
  • certidões de óbito e
  • imagens de raio-x.

O WhiteHat Brasil ainda informou que se um invasor tiver acesso ao banco de dados  o mesmo poderá alterá-los, incluindo ou excluindo qualquer informação constada em documentos de pacientes. Outra falha crítica é a possibilidade deste invasor enviar um e-mail ao paciente como se fosse o sistema da Unimed

 

“Enviar um e-mail a um paciente se passando por um médico ou coordenador é muito fácil, até a assinatura desses profissionais é possível incluir”, explica.

 

O vazamento de dados, segundo o grupo, possivelmente está afetando diversos sistemas da operadora. Por enquanto, o número de pessoas afetadas é incerto, mas especula-se que possa chegar a milhões de pacientes. A Unimed detém 37% do mercado de planos de saúde no Brasil sendo assim detentor da maior parte dentre as operadoras, com cerca de 18milhões de beneficiários e 115mil médicos cooperados.

O portal Olhar Digital tentou entrar em contato com a Unimed, mas não obteve resposta da operadora.

 

[ ATUALIZAÇÃO ] Atualizado em 14/11/2019, às 15:35, com o posicionamento da Unimed do Brasil

Em nota ao portal GADZ, a Unimed informou:

A Unimed do Brasil, representante institucional do Sistema Unimed, informa que investe continuamente em tecnologias que garantam a segurança das suas operações e a proteção dos dados pelos quais é responsável. Em todo o Sistema Unimed, a área de tecnologia tem recebido atenção especial, adotando medidas e procedimentos técnicos que visam à proteção dos dados e à privacidade de seus beneficiários.

A Unimed reforça seu compromisso em zelar pela segurança das informações e pelo sigilo dos dados de quem se relaciona com a marca. Prezando pela privacidade de seus beneficiários, compromete-se a investigar de forma minuciosa qualquer suspeita de vazamentos ou ataques cibernéticos.

É importante ressaltar que, de acordo com a legislação cooperativista, cada Unimed possui autonomia em sua administração, inclusive com utilização de sistemas de gestão distintos. Sendo assim, não há necessariamente reflexos da situação de uma cooperativa nas outras que compõem o Sistema.

Fonte: Olhar Digital

Igor Luiz é Fundador e o Content Manager do Gadz Tech. Profissional na área de criação de sites, marketing digital e trabalha na publicação de notícias do site. Email de contato: [email protected]

Aparelhos Celulares

Apple: registra patente para fabricar celulares dobráveis

Novo rumor aponta para a possibilidade de vermos um Iphone dobrável no futuro.

Publicado a

em

Recentemente a Apple fez um novo pedido de patente, para criar uma tecnologia de celulares dobráveis. O objetivo desse registro é na performance da tela flexível, garantindo que a mesma tenha resistência e durabilidade.

Conceito criado pela Apple

Demonstração da camada extra que protegeria a Tela.

A noticia foi divulgada pelo MacRumors, demonstrnado a patente registrada no Escritório de Patentes e Marcas dos Estados Unidos (USPTO).

Nele podemos perceber algumas algumas imagens conceituais mostrando as principais ideias da Apple para a construção da tecnologia, com foco na resistência, para evitar rachaduras e riscos em telas flexíveis.

Para que esse resultado seja possivel, a empresa a possibilidade de usar uma cobertura que evitaria micro rachaduras, que normalmente abrem portas para danos graves.

Essa a capa extra, que ficaria por cima do display, garantiria proteção para que a tela não sofra com aberturas maiores durante o uso.

Projeções para o futuro da marca

Rumores passados sobre a possibilidade de um Iphone dobrável.

Deve-se ter em mente, que como já ocorreu no passado, com outras patentes da Apple, esse projeto mostrado no registro pode acabar nunca se tornando realidade. Mas a Apple já havia criado demonstrado em outros vazamentos passados que provavelmente no futuro poderia lançar algum produto no mercado de smartphones de tela flexível.

Por enquanto porém, a Apple ainda não comunicou oficialmente sobre o assunto e o desenvolvimento de um iPhone dobrável deve ser considerado apenas como um rumor.

Continue Lendo

Aparelhos Celulares

OnePlus Nord: N10 5G e N100 acabam de ser anunciados

Conheça os novos modelos intermediários da OnePlus, que pretendem competir com celulares de peso no mercado.

Publicado a

em

A OnePlus anunciou hoje (26/10) dois novos celulares intermediários que pertencem a linha Nord, essa que possui agora dois modelos mais acessíveis ao mercado.

Intitulados OnePlus N10 e OnePlus N100, ambos contam com especificações técnicas mais simples comparados a versões anteriores.

Pelo que foi analisado, desde julho havia rumores para esse lançamento, mesmo que pertençam a uma família de celulares mais potentes, como o N10 e o N100.

Detalhes e especificações dos novos modelos

O Nord N10 5G terá uma tela Full HD+ de 6,49 polegadas e taxa de atualização de 90 Hz enquanto seu irmão, o N100, possui uma com 6,52 polegadas, mas com resolução apenas HD+.

O que chama atenção no N10 5G é o seu chipset Snapdragon 690 5G, pois é o primeiro da série 600 com suporte às novas redes, fazendo com que a OnePlus entre no mercado de aparelhos mais acessiveis mas com tecnologia 5G.

Publicidade

Passando para as baterias, o Nord N10 5G virá equipado com uma 4.300 mAh, enquanto o N100 se destaca pela bateria de 5.000 mAh. O grande diferencial do modelo mais robusto é sua tecnologia de carregamento rápido, suportada pela Warp Charge da empresa, que carrega o smartphone com velocidade de 30 W.

OnePlus Nord N10 5G

  • Tela: 6,49 polegadas, Full HD+, 90 Hz;
  • Chipset: Qualcomm Snapdragon 690 5G;
  • Memória RAM: 6 GB;
  • Armazenamento interno: 128 GB expansíveis via micro SD;
  • Câmera traseira: 64 MP (principal) + 13 MP (ultrawide) + 2 MP (macro) + 2 MP (monocromático);
  • Câmera frontal: 16 MP;
  • Dimensões: 164.9 x 65.1 x 8.49mm;
  • Peso: 188g;
  • Bateria: 4.300 mAh;
  • Extras: carregamento rápido Warp Charge 30T, leitor de digitais na traseira, 5G;
  • Cores disponíveis: Midnight Ice;
  • Sistema operacional: Android 10.

OnePlus Nord N100

  • Tela: 6,52 polegadas, HD+, 60 Hz;
  • Chipset: Qualcomm Snapdragon 460;
  • Memória RAM: 4 GB;
  • Armazenamento interno: 64 GB expansíveis via micro SD;
  • Câmera traseira: 13 MP (principal) + 2 MP (macro) + 2 MP (bokeh);
  • Câmera frontal: 13 MP;
  • Dimensões: 163 x 74.7 x 8.95mm;
  • Peso: 190g;
  • Bateria: 5.000 mAh;
  • Extras: carregamento rápido, leitor de digitais na traseira, 4G;
  • Cores disponíveis: Midnight Frost;
  • Sistema operacional: Android 10.

Disponibilidade no Mercado

Representação de ambos os modelos que serão lançados.

 

Por enquanto ambos os modelos ainda não chegarão em terras Brasileiras, pois o N10 5G estará disponível primeiramente na Europa e Reino Unido por 329 euros (cerca de R$2190,00 s/ impostos inclusos).

Já o N100 será vendido apenas no continente europeu por 179 euros (R$ 1190,00 s/ impostos inclusos), um valor mais atrativo, competindo assim com seus outros concorrentes da mesma categoria.

Ainda não há informações sobre preço e data de lançamento, mas os aparelhos devem ser oficializados nos Estados Unidos em breve.

Continue Lendo

Black Friday

Black Friday 2020: Veja os principais produtos que o Brasileiro procura nesse evento

Tecnologia e produtos domésticos são os destaques de procura para essa Black Friday

Publicado a

em

Considerada como um dos eventos mais aguardados desse ano pelos varejistas e consumidores, a Black Friday é uma ótima forma de movimentar a economia do pais.

Com o intuito de aumentar as vendas para os comerciantes, também é muito esperada pelos clientes que querem comprar produtos e serviços com preços reduzidos.

Principais produtos procurados

Produtos tecnológicos são o principal foco do consumidor nessa Black Friday 2020.

A pesquisa foi feita pelo Instituto IPSOS para o Mercado Livre e divulgada pela CNN, mostra primeiramente que 58% dos brasileiros disseram que pretendem aproveitar a data de descontos.

Logo a pós também foi demonstrado quais foram os produtos mais cobiçados pelos consumidores, esses que são ligados à tecnologia. Cerca de 62% das pessoas estão interessadas em comprar um Smartphone, tablet, alto-falante inteligente ou smart watch.

Dentre as tecnologias apresentadas, os eletrodomésticos são a preferência de 59% dos consumidores, que querem comprar geladeiras, fogões e máquinas de lavar.

Os Itens de moda, como roupas e calçados, fazem parte de 57% dos futuros compradores. Enquanto que produtos de beleza devem ser procurados por 54% das pessoas que vão aproveitar a Black Friday neste ano.

Outros itens que também chamaram atenção foram os ligados à casa, decoração e móveis. A pesquisa revela que 48% dos consumidores querem comprar algum produto dessa categoria.

Continue Lendo

Mais lidas +