Connect with us

Tecnologia

Coronavírus: Purificadores de ar podem ajudar a combater os vírus?

Devido à epidemia atual, existe uma corrida para conseguir evitar o vírus, e uma onda leva a uma corrida para os purificadores de ar. As pessoas têm como objetivo melhorar a qualidade do ar interno e impedir a transmissão de vírus.

Publicado

em

Devido à epidemia atual, existe uma corrida para conseguir evitar o vírus, e uma onda leva a uma corrida para os purificadores de ar. As pessoas têm como objetivo melhorar a qualidade do ar interno e impedir a transmissão de vírus. No entanto, numa conferência de imprensa que teve na China, alguns especialistas revelaram que os purificadores de ar não necessariamente conseguem filtrar os vírus.

Advertisements

Com a palavra, os especialistas

Feng Luzhao, investigador do Centro de Controle e Prevenção de Doenças da China, afirmou que os purificadores de ar que estão disponíveis no mercado são compostos por ventiladores e dispositivos de filtragem. Assim, o ventilador suga o ar da casa e o sistema de limpeza filtra vários poluentes. Depois liberta o ar filtrado. No entanto, a filtragem de ar não mata os vírus ou outros microorganismos patogénicos. Com isso, os purificadores de ar são adequados PRINCIPALMENTE para um ou mais poluentes no ar.

Como os purificadores funcionam?

Atualmente as tecnologias de purificação de ar mais comuns são a tecnologia de absorção, tecnologia de ions negativos (positivos), tecnologia de filtragem de alta eficiência HEPA, tecnologia de recolha de poeira eletrostática, entre outras. Para este feito são normalmente utilizados um fotocatalisador, carvão ativado, fibra sintética, etc.

Na prática, os purificadores de ar existentes no mercado utilizam principalmente várias tecnologias de purificação e muitos materiais. São muito eficazes para eliminar detritos do ar, no entanto, as ameaças vivas não entram neste grupo.

Conclusão

Para aqueles que pensam que estes equipamentos podem ajudá-los a evitar vírus devem pensar em outras abordagens. Os purificadores de ar têm um certo objetivo e nenhum deles é para eliminação de ameaças vivas, como o vírus.

Igor Luiz é Fundador e o Content Manager do Gadz Tech. Profissional na área de criação de web sites na internet, marketing digital, também trabalha na publicação de notícias do site.

%d blogueiros gostam disto: