Connect with us

Tecnologia

Coronavírus: O que fazer se você estiver doente?

Ligue para o seu médico: se você acha que foi exposto ao COVID-19 e apresenta febre e sintomas como tosse ou dificuldade em respirar, ligue para o seu médico para aconselhamento. Veja outras coisas que você pode fazer para evitar o contágio de outras pessoas

Publicado

em

Passos para ajudar a impedir a propagação do COVID-19 se você estiver doente

Se você está doente com o COVID-19 ou acha que pode tê-lo, siga as etapas abaixo para ajudar a proteger outras pessoas em sua casa e comunidade.

Advertisements

Ficar em casa, exceto para obter assistência médica

  • Fique em casa: as pessoas que estão levemente doentes com o COVID-19 podem se recuperar em casa. Não saia, exceto para obter assistência médica. Não visite áreas públicas.
  • Fique em contato com seu médico . Ligue antes de receber atendimento médico. Tenha cuidado se você se sentir pior ou se considerar uma emergência.
  • Evite o transporte público: evite usar transporte público, compartilhamento de carona ou táxi.

 

Separe-se das outras pessoas em sua casa, isso é conhecido como isolamento doméstico

  • Afaste-se dos outros: o máximo possível, você deve ficar em um “quarto de doente” específico e longe de outras pessoas em sua casa. Use um banheiro separado, se disponível.
  • Limitar o contato com animais de estimação e animais: você deve restringir o contato com animais de estimação e outros animais, como faria com outras pessoas.
    • Embora não tenha havido relatos de animais de estimação ou outros animais adoecendo com COVID-19, ainda é recomendável que as pessoas com o vírus limitem o contato com animais até que mais informações sejam conhecidas.
    • Quando possível, faça com que outro membro da sua família cuide dos seus animais enquanto estiver doente com o COVID-19. Se você precisar cuidar do seu animal de estimação ou ficar perto de animais enquanto estiver doente, lave as mãos antes e depois de interagir com eles.

 

Ligue antes de visitar seu médico

 

  • Ligar com antecedência: se você tiver uma consulta médica, ligue para o consultório do seu médico ou para o departamento de emergência e diga que você tem ou pode ter o COVID-19. Isso ajudará o escritório a se proteger e a outros pacientes.

 

 

 

 

Use uma máscara se estiver doente

  • Se você estiver doente: você deve usar uma máscara facial quando estiver perto de outras pessoas e antes de entrar no consultório de um médico.
  • Se você cuida de outras pessoas: se a pessoa doente não puder usar uma máscara facial (por exemplo, porque causa problemas respiratórios), as pessoas que moram em casa devem ficar em uma sala diferente. Quando os cuidadores entram na sala da pessoa doente, eles devem usar uma máscara facial. Visitantes, exceto cuidadores, não são recomendados.

 

Cubra suas tosses e espirros

  • Capa: cubra a boca e o nariz com um lenço de papel quando tossir ou espirrar.
  • Descarte: Jogue tecidos usados ​​em uma lixeira forrada.
  • Lave as mãos: Lave imediatamente as mãos com água e sabão por pelo menos 20 segundos. Se não houver água e sabão, limpe as mãos com um desinfetante para as mãos à base de álcool que contenha pelo menos 60% de álcool.

 

 

 

 

Limpe suas mãos frequentemente

  • Lave as mãos: Lave as mãos frequentemente com água e sabão por pelo menos 20 segundos. Isso é especialmente importante depois de assoar o nariz, tossir ou espirrar; indo ao banheiro; e antes de comer ou preparar comida.
  • Desinfetante para as mãos: Se não houver água e sabão, use um desinfetante para as mãos à base de álcool com pelo menos 60% de álcool, cobrindo todas as superfícies das mãos e esfregando-as até ficarem secas.
  • Sabão e água: Sabão e água são a melhor opção, especialmente se as mãos estiverem visivelmente sujas.
  • Evite tocar: Evite tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas.

 

Evite compartilhar itens domésticos pessoais

  • Não compartilhe: não compartilhe pratos, copos, xícaras, utensílios de cozinha, toalhas ou roupas de cama com outras pessoas em sua casa.
  • Lave bem após o uso: Depois de usar esses itens, lave-os bem com água e sabão ou coloque na máquina de lavar louça.

 

Limpe todas as superfícies de alto toque todos os dias

Limpe as superfícies de alto toque em sua área de isolamento (“quarto de doente” e banheiro) todos os dias; deixe um profissional de limpeza limpar e desinfetar superfícies de alto toque em outras áreas da casa.

  • Limpar e desinfetar: Limpe regularmente as superfícies de alto toque em seu “quarto doente” e no banheiro. Deixe alguém limpar e desinfetar superfícies em áreas comuns, mas não no seu quarto e banheiro.
    • Se um cuidador ou outra pessoa precisar limpar e desinfetar o quarto ou o banheiro de uma pessoa doente, deve fazê-lo conforme a necessidade. O cuidador / outra pessoa deve usar uma máscara e aguardar o maior tempo possível após a pessoa doente ter usado o banheiro.
  • As superfícies de alto toque incluem telefones, controles remotos, balcões, mesas, maçanetas, utensílios de banheiro, banheiros, teclados, tablets e mesas de cabeceira.
  • Limpe e desinfecte as áreas que podem ter sangue, fezes ou fluidos corporais .
  • Produtos de limpeza e desinfetantes para uso doméstico: limpe a área ou o item com água e sabão ou outro detergente se estiver sujo. Em seguida, use um desinfetante doméstico.
    • Certifique-se de seguir as instruções na etiqueta para garantir o uso seguro e eficaz do produto. Muitos produtos recomendam manter a superfície molhada por vários minutos para garantir que os germes sejam mortos. Muitos também recomendam precauções, como usar luvas e garantir uma boa ventilação durante o uso do produto.
    • A maioria dos desinfetantes domésticos deve ser eficaz.

Monitore seus sintomas

 

  • Procure atendimento médico, mas ligue primeiro: procure atendimento médico imediatamente se sua doença estiver piorando (por exemplo, se você tiver dificuldade em respirar).

    Ligue para o seu médico antes de entrar: Antes de ir ao consultório ou à sala de emergência, ligue com antecedência e informe seus sintomas. Eles vão te dizer o que fazer.

  • Use uma máscara: se possível, coloque uma máscara antes de entrar no prédio. Se você não conseguir colocar uma máscara, tente manter uma distância segura de outras pessoas (a pelo menos 6 pés de distância). Isso ajudará a proteger as pessoas no escritório ou na sala de espera.

  • Siga as instruções de cuidados do seu médico e departamento de saúde local: Suas autoridades de saúde locais darão instruções sobre como verificar seus sintomas e relatar informações.

IMPORTANTE: Ligue para o SAMU se você tiver uma emergência médica: se você tiver uma emergência médica e precisar ligar para o 911, notifique o operador que você possui ou pensa que pode ter, COVID-19. Se possível, coloque uma máscara antes de chegar a ajuda médica.

Igor Luiz é Fundador e o Content Manager do Gadz Tech. Profissional na área de criação de web sites na internet, marketing digital, também trabalha na publicação de notícias do site.

Continue lendo
Publicidade
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

doze − dois =

%d blogueiros gostam disto: