Connect with us


Tecnologia

Coronavírus: Estudo mostra que o vírus do covid-19 não foi feito em laboratório

Um estudo de pesquisadores dos Estados Unidos, Escócia e Austrália, em 17 de março, traz evidências de que o novo Coronavírus surgiu a partir dos processos naturais de evolução dos seres vivos.

Publicado a

em

Quando a epidemia de covid-19 começou a se alastrar pelo mundo, muitas pessoas especularam sobre a origem do vírus SARS CoV-2, que provoca a doença. Houve até quem dissesse que o vírus criado em laboratório. No entanto, um estudo de pesquisadores dos Estados Unidos, Escócia e Austrália, descrito em carta publicada na revista Nature Medicine, em 17 de março, traz evidências de que o SARS CoV-2 surgiu a partir dos processos naturais de evolução dos seres vivos.

O texto aponta mutações no genoma do vírus que o tornam mais infeccioso em seres humanos e que surgem aleatoriamente durante sua replicação. Essas mudanças são imperfeitas, o que torna improvável a hipótese de terem sido produzidas pelo homem.

 

 

“Os vírus têm genomas que não são muito grandes, então é possível sequenciá-los por inteiro de maneira bastante confiável, e estabelecer comparações entre as diversas sequências”, comenta o professor Daniel Lahr, do Departamento de Zoologia do Instituto de Biociências (IB) da USP. Ele não participou do estudo mas comentou o artigo a pedido do Jornal da USP.

 

“O vírus SARS CoV-2, causador da covid-19, tem um genoma com cerca de 30 mil pares de bases, enquanto o genoma humano tem aproximadamente 3 bilhões de pares de bases e a bactéria Escherichia coli, cujo uso é muito comum em experimentos laboratoriais, tem de 4 a 5 milhões de pares de bases.” Bases são as unidades moleculares que formam o DNA, dispostas em duplas na estrutura do código genético.

 

Mas como é feito estes cálculos?

Para fazer as comparações, o professor conta que há uma série de fórmulas matemáticas que determinam como as sequências do genoma estão relacionadas. “Todas as sequências são colocadas em uma grande matriz para comparar as mutações e substituições do genoma”, explica.

“Como já existem dados genéticos sobre a evolução de uma grande quantidade de organismos, as árvores filogenéticas, há modelos teóricos que explicam como esses processos devem ocorrer e permitem fazer uma série de predições sobre o que aconteceu durante a história evolutiva do vírus.”

 

O que mais a pesquisa analisou?

 

De acordo com Lahr, os pesquisadores, ao analisarem as variações de todo o genoma do vírus, conseguiram determinar que o SARS CoV-2 é muito proximamente relacionado com um vírus já descrito em morcegos, o RATG13. “Isso significa que eles possuem um hipotético ancestral comum”, destaca, “porém a observação de partes específicas do genoma indica semelhanças que, na comparação com outros vírus, dão a oportunidade de explicar eventos de evolução e identificar as mutações mais importantes para infeccionar seres humanos”.

 

Análise do conjunto do genoma do SARS CoV-2 indica que ele é muito proximamente relacionado com o vírus RATG13, já descrito em morcegos, indicando a existência de um hipotético ancestral comum; parte do genoma relacionada com infecção em humanos se assemelha à do vírus que atinge o pangolim, mamífero aparentado com o tatu, embora seja preciso analisar mais amostras recolhidas de animais para determinar origem do SARS CoV-2 -Foto: Reprodução/Nature Medicine

 

Segundo o professor , as mutações acontecem de forma aleatória, durante a replicação dos vírus no interior das células. “Embora a taxa de erro seja muito pequena, são replicados milhares de genomas virais ao mesmo tempo, ao longo de vários dias, dando origem a modificações aleatórias”, relata. “A maioria dessas mudanças são inviáveis para o vírus, mas uma pequena parte delas irá ser potencialmente adaptativa, fazendo com que o vírus consiga infectar um novo hospedeiro e amplie sua área de atuação.”

Sabendo que os genomas acumulam mutações, os cientistas conseguiram encontrar evidências de mudanças que não deram certo e outras que podem ter ajudado a infectar os seres humanos de forma mais eficiente. “Todos esses indícios permitiram deduzir que o padrão geral de mutações do SARS CoV-2 corresponde aos modelos evolutivos existentes”, afirma Lahr. “Assim, os pesquisadores apontam duas hipóteses para a ocorrência dessas mutações: uma, que teriam acontecido ainda no reservatório animal do vírus, que ainda não é conhecido, e outra, que a diversificação teria acontecido após a invasão nos seres humanos.”

 

Fonte: Jornal da USP ( Júlio Bernardes ), e Nature Medicine

 

Games

Promoção: NVIDIA anuncia Placas com Death Stranding de Brinde

Em parceria com o jogo Death Stranding, a NVIDIA anunicou ontem, dia 09, uma nova promoção na compra das placas de vídeo da série RTX. Para celebrar a chegada do game no dia 14 de julho, próxima terça-feira, todos que comprarem uma placa de vídeo dessa família levam, de brinde, uma cópia do jogo.

Publicado a

em

Em parceria com o jogo Death Stranding, a NVIDIA anunciou ontem, dia 09, uma nova promoção na compra das placas de vídeo da série RTX. Para celebrar a chegada do game no dia 14 de julho, próxima terça-feira, todos que comprarem uma placa de vídeo dessa família levam, de brinde, uma cópia do jogo.

A promoção também é válida na compra de computadores ou notebooks com essas placas GeForce RTX, com códigos resgatáveis através do GeForce Experience.

Começando de hoje até o dia 29 de julho, os códigos expiram e precisam ser resgatados até o dia 31 de agosto de 2020.

Os produtos participantes da promoção são as placas GeForce RTX 2080 Ti, RTX 2080 SUPER, RTX 2080, RTX 2070 SUPER, RTX 2070, RTX 2060 SUPER e RTX 2060.

Também participam os computadores com GeForce RTX 2080 Ti, RTX 2080 SUPER, RTX 2080, RTX 2070 SUPER, RTX 2070, RTX 2060 SUPER e RTX 2060, e os Notebook com GeForce RTX 2080 SUPER, RTX 2080, RTX 2070 SUPER, RTX 2070 e RTX 2060. Para quem já estava pensando em fazer um upgrade no vídeo de seu PC, é uma ótima chance para curtir um novo jogo por tabela.

Confira mais sobre a promoção no site oficial da promoção.

Continue Lendo

Aparelhos Celulares

Qualcomm: Snapdragon Chip 865 Plus 5G foi anunciado

Novo processador para celulares gamers , recebe um chip mobile que pode passar dos 3 GHz

Publicado a

em

Existia alguns rumores sobre a existência de um novo processador da Qualcomm, mas nesta quarta-feira o Snapdragon 865 Plus foi anunciado oficialmente. O primeiro Smartphone que irá recebe-lo é o Asus ROG Phone 3 que promete ser anunciado no dia 22 de julho durante o evento “ROG Game Changer”

Esse novo hardware conta com o núcleo Kryo 585 Prime de 3,1 GHz, com suporte a redes 5G além de prometer um processamento  mais rápido que o Qualcomm Snapdragon 865.

Características apresentadas

Asus ROG Phone 3 – dispositivo que vai receber o processador Snapdragon 865 Plus

O Snapdragon 865 Plus pretende ser uma versão com overclock do tradicional 865. Algumas de suas especificações continuam iguais como o modem Snapdragon X55 5G, oito núcleos de processamento, GPU Adreno 650, processo em 7 nm,  essa que houveram modificações que renderizarão os gráficos de maneira mais rápida.

Outro detalhe que ocorreu mudanças foi a frequência da CPU que difere na nova versão, chamada Kryo 585 Prime, que passa dos 2,84 GHz para 3,1 GHz, um aumento que pode ser interessante. A GPU Adreno 650 também foi modificada e promete renderização de gráficos 10% mais veloz.

Publicidade

Segundo a empresa que desenvolveu, a plataforma também é equipada com a quinta geração do seu sistema de inteligência artificial, o que pode gerar melhorias na eficiência em gerenciamento de energia, na forma como são processadas as fotos que são tiradas e no desempenho multimídia. Assim como o Snapdragon 865, o chip Plus tem selo Snapdragon Elite Gaming, uma certificação que garante otimização para jogos.

Outra novidade do Snapdragon 865 Plus é a plataforma FastConnect 6900, que promete atingir velocidades de conexão Wi-Fi em 3,6 Gbps, que oferece downloads de até 7,5 Gbps e uploads de até 3 Gbps, suportando tecnologias como a mmWave, sub-6 e Dynamic Spectrum Sharing (DSS).

Lançamento do novo Snapdragon

Segundo a Qualcomm, os primeiros celulares com esse novo processador, tem previsão de chegada a do terceiro trimestre de 2020. O Asus ROG Phone 3  será o primeiro do mundo que virá equipado com a nova tecnologia.

 

Continue Lendo

Tecnologia

Amazon Echo: Cresce a procura por assistentes virtuais

Dispositivos Echo com a Alexa chamam bastante atenção esse ano, considerado como a linha que mais vendeu entre as que possuem assistentes virtuais.

Publicado a

em

Depois de divulgar o crescimento de suas ações, ao ultrapassar o valor de  US$ 3 mil por ação, o que registra um recorde histórico da empresa, também foi percebido uma alta na procura por dispositivos que possuem assistentes virtuais, como a possibilitando através do controle de voz inteligente,  inúmeras funções que ajudam nas tarefas do cotidiano.

A Amazon foi uma das empresas que mais lucrou com a pandemia, já que o mundo se voltou às compras online durante o isolamento social.

Alexa é a mais procurada

Dispositivos Echo estão entre os mais vendidos na linha de assistentes virtuais

Na atual conjuntura,  muitos especialistas constataram a grande tendência das casas inteligentes, auxiliada pela assistente virtual que se tornou muito mais acessível do que em anos passados. Um dos produtos que chama mais atenção é a Alexa, que esta presente e uma grande variedade de aparelhos.

Desenvolvida pela Amazon, a Alexa é uma assistente por controle de voz inteligente, que funciona por meio de comandos de voz. Para utiliza-la você pode utilizar qualquer dispositivo da linha Echo controlando suas tarefas do dia, de forma bem mais prática e fácil.

Publicidade

Principais funções

Algumas das opções que a Alexa pode desempenhar

Recursos básicos que podem ser feitos com os produtos da linha Echo da Amazon, estão entre as funções de despertador, no qual basta dizer quando que precise se lembrar de algo ou mesmo acordar de manhã.

Você pode pedir para a Alexa te atualizar sobre os principais acontecimentos do mundo, informando em tempo real sobre o que esta acontecendo enquanto realiza outras tarefas. Não somente isso, pois a Alexa também pode te auxiliar em anotar tarefas, prever quanto tempo e quilometragem até um local determinado,  apagar suas luzes ou mesmo fechar as portas da sua casa.

 

Modelos

Echo Studio

Echo Studio

O o modelo mais recente dentre os assistentes da Amazon. Tem som imersivo com 5 alto-falantes que produzem graves potentes, mid-range dinâmico e agudos nítidos.

Valor aproximado: R$1.699,00 

Echo Show

Echo show

Seria aquele para quem deseja se conectar com seus amigos e familiares, pois ele vem com uma tela HD de 8″ e som estéreo, pronto para ajudar a organizar seu dia.

Valor aproximado: R$599,00

Echo Smart Speaker

Echo Speaker

O mais em conta da linha que possuem um som de qualidade , o modelo possui alto-falantes premium com tecnologia Dolby que podem reproduzir áudio em 360°

Valor aproximado: R$489,00

Echo Dot

Echo Dot com Display de Led

Um dos mais populares, podendo vir com um display de LED que pode mostrar as horas, temperatura externa ou timers, ou sem visor, mas com as funções básicas dos assistentes virtuais, controlando a Alexa para pedir músicas, notícias, informações e muito mais.

Valor aproximado: R$249,00 à 349,00 (dependendo do recurso do Display de Led)

Continue Lendo

Mais lidas +