Connect with us


Tecnologia

Câncer de mama: Médicos podem ganhar uma ferramenta do Google para auxiliar no diagnóstico

De acordo com o novo estudo do Google, publicado na Nature , o modelo de Inteligência Artificial da empresa conseguiu detectar o câncer de mama em mamografias com maior precisão, menos falsos positivos e menos falsos negativos do que os especialistas

Publicado a

em

Uma em cada oito mulheres será diagnosticada com câncer de mama ao longo da vida. Em um esforço para ajudar na detecção mais rápida, os pesquisadores treinaram um algoritmo de aprendizado profundo para detectar o câncer de mama na triagem de exames com a precisão ou melhor que um radiologista.

O DeepMind, de propriedade do Google, já trabalhou para desenvolver IA para ler exames oculares e detectar câncer de pescoço. Nos últimos 2 anos, pesquisadores da Cancer Research UK Imperial College, Northwestern University, Royal Surrey County Hospital e Google Health usaram um sistema de aprendizado profundo desenvolvido pela DeepMind em 2 conjuntos de dados diferentes de exames de mama, um dos EUA e outro de no Reino Unido, sugerir que a IA poderia ajudar a ler as mamografias com precisão.

“Este é mais um passo no caminho de tentar responder a algumas das perguntas que serão cruciais para que possamos implantá-lo no mundo real”, diz Dominic King, diretor e líder britânico do Google Health. “Este é mais um passo para tentar implantar esse tipo de tecnologia com segurança e eficácia.”

 

Sobre a pesquisa

O sistema atual do NHS usa dois radiologistas para analisar os raios X de cada mulher. Em casos raros em que discordam, um terceiro médico avalia as imagens. No estudo da pesquisa, um modelo de IA recebeu imagens anônimas, para que as mulheres não pudessem ser identificadas.

Ao contrário dos especialistas em seres humanos, que tinham acesso ao histórico do paciente, a IA tinha apenas as mamografias para continuar. Os resultados mostraram que o modelo de IA era tão bom quanto o atual sistema de dupla leitura de dois médicos. E era realmente superior em detectar câncer do que um único médico.

No artigo, os pesquisadores detalham os resultados bem-sucedidos de um modelo de IA capaz de identificar o câncer de mama em mamografias perdidas por radiologistas quando testadas em exames de mais de 25.000 mulheres do Reino Unido e mais de 3.000 mulheres dos EUA. A IA, que foi treinada em mamografias anônimas, também foi capaz de reduzir o número de diagnósticos falsos de câncer de mama em mulheres saudáveis.

Nos testes iniciais, a IA do Google detectou câncer esquecido pelos radiologistas, mas também houve alguns casos em que o câncer foi detectado por radiologistas, mostrando que ele é falível em alguns casos.

Os pesquisadores sugerem que no futuro a IA possa trabalhar em conjunto com profissionais médicos para evitar que o câncer de mama seja esquecido e evitar que mulheres saudáveis ​​sejam submetidas a biópsias invasivas e ao estresse de acreditar que podem ter câncer.

Isso poderia eliminar a necessidade de triagem dupla por radiologistas e também fornecer uma indicação inicial em tempo real da presença de câncer durante uma varredura.

“Embora seja uma pesquisa empolgante e em estágio inicial, a validação em ensaios futuros é necessária para entender melhor como modelos como esses podem ser efetivamente integrados à prática clínica”, disse o co-autor do estudo da Northwestern, Dr. Mozziyar Etemadi, em comunicado.

“Em alguns exemplos, o ser humano supera a IA e, em outros, é o oposto. Mas o objetivo final será encontrar a melhor maneira de combinar os dois – a mágica do cérebro humano não vai a lugar nenhum tão cedo.” “

Igor Luiz é Fundador e o Content Manager do Gadz Tech. Profissional na área de criação de sites, marketing digital e trabalha na publicação de notícias do site. Email de contato: [email protected]

Anúncio
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

6 − quatro =

Tecnologia

Jogos do mês: Lista dos principais títulos que estão por vir em Janeiro

Veja as principais novidades que estão chegando nas próximas semanas para o mundo dos games

Publicado a

em

Janeiro veio para trazer alguns bons jogos para entreter aos gamers de plantão. Dentre eles destaca-se o HITMAN 3 e o THE YAKUZA REMASTERED COLLECTION, que comemora a saga de Kazuma Kiryu com as belas versões remasterizadas de Yakuza 3, 4 e 5

20 de Janeiro

Veremos novamente o agente 47 em ação,

HITMAN 3

Novo Hitman 3 será lançado no Brasil em mídias físicas e modo VR gratuito, é a conclusão da trilogia World Of Assassination, na qual você roda o mundo na pele do Agente 47. Ao lado de Diana Burnwood e de seu amigo de longa data, Lucas Gray, o Agente 47 terá que eliminar os membros da Providence.

21 de Janeiro

RIDE 4 vai despertar a tua alma competitiva com centenas de motos, dezenas de pistas e todo um novo nível de realismo.

RIDE 4

A ideia primordial por trás de Ride 4 é ser um jogo de velocidade, ou seja, correr, competir e pilotar as máquinas de alta performance que fazem das pistas sua casa confortável. Infelizmente algumas pessoas tem demonstrado que o game se mostra bem lente e travado, quase frio.

26 de Janeiro

ATELIER RYZA 2: LOST LEGENDS & THE SECRET FAIRY

ATELIER RYZA 2: LOST LEGENDS & THE SECRET FAIRY

O RPG será lançado para Switch, PC, PS4 e PS5 no próximo verão do hemisfério sul (período entre dezembro de 2020 e fevereiro de 2021). Atelier Ryza 2 continua as aventuras de Reisalin Stout, uma garota comum que se tornou alquimista após um certo evento no primeiro jogo.

CYBER SHADOW

Cyber Shadow é um próximo videogame de plataforma de ação com rolagem lateral, inspirado em vários clássicos como Contra e Ninja Gaiden. Cyber Shadow será publicado pela Yacht Club Games e promete ser um belo presente aos fãs do Nintendinho.

28 de janeiro

The Medium será lançado para Xbox Series X/S e PC em 28 de janeiro.

THE YAKUZA REMASTERED COLLECTION

Confirmada pela SEGA durante a Gamescom 2019, a coletanea chegará esse mes com os principais games da série Yakusa. O título da SEGA é centrado na máfia japonesa, mas também conta com doses de drama, exploração de cenários e muitos minigames. Hoje, mais de 10 anos após seu lançamento, a série está no sexto título principal no ocidente, com uma história que envolve ainda spin-offs e relançamentos.

THE MEDIUM

O novo game da Bloober Team convida a você a Torne-se um médium que vive em dois mundos diferentes: o real e o espiritual. Como um médium com acesso aos dois mundos, você tem uma perspectiva mais ampla e pode ver mais claramente que não há uma verdade simples para o que os outros percebem. Nada é o que parece, tudo tem outro lado. The Medium apresenta uma trilha sonora “dupla” de Arkadiusz Reikowski, da Bloober Team, e do lendário compositor Akira Yamaoka, do jogo Silent Hill.

29 de Janeiro

Gods Will Fall

Gods Will Fall

Graças à sua forte inspiração na mitologia e cultura celta, o jogo consegue construir uma forte identidade visual apesar de seus gráficos mais humildes. Ainda que a sua apresentação remeta a um jogo indie do começo da geração passada, o design dos monstros, criaturas e ambiente compensa bem isso, já que eles vibram com muitas cores e elementos que se destacam bastante.

RE:ZERO − STARTING LIFE IN ANOTHER WORLD: THE PROPHECY OF THE THRONE

A popular série light novel / anime Re: ZERO -Starting Life in Another World- agora vai receber uma versão jogo de aventura tática.

A história começa quando o jovem adulto Subaru Natsuki vai a uma loja de conveniência e, sem qualquer explicação, é transportado para um mundo fantástico, com criaturas mágicas e forte inspiração medieval. O alfabeto é diferente, as frutas têm outros nomes e dragões puxam carroças de mercadores.

Continue Lendo

Tecnologia

Scott Pilgrim vs. The World: The Game acaba de se torna o maior lançamento da Limited Run Games

Um marco para a empresa Limited Run Game, pois seus jogos costumam possuir apenas algumas cópias físicas limitadas.

Publicado a

em

O anuncio dessa vitória foi feita através do twitter, na qual a Limited Run Games revelou que Scott Pilgrim vs. The World: The Game – Complete Edition conseguiu vebder mais de 25.000 cópias em apenas 3 horas. O mais impressionante desse número justamente ter se tornado a marca com o maior lançamento. A Limited Run Games vende cópias físicas limitadas, sendo esperada uma tiragem menor para os seus produtos.

Scott Pilgrim vs. The World: The Game – Complete Edition

Baseado na série de quadrinhos de Bryan Lee O’Malley, Scott Pilgrim vs. The World: The Game foi lançado originalmente de forma exclusivamente digital para PS3 e X360, mas foi retirado das lojas de ambos os consoles ao fim de sua licença. A Ubisoft renovou a licença para o relançamento do beat’em up para Switch, PC, PS4 e XBO no dia 14 de janeiro de 2021.

A edição física é de autoria da Limited Run Games, vendida pelo site da empresa com a opção de duas edições de luxo. A pré-venda começou ontem dia 15/01 e deve continuar pelas próximas seis semanas.

Continue Lendo

Tecnologia

CES 2021: Nova cadeira Razer tem até tela transparente

A Razer pretende lançar uma nova cadeira que parece ser bem Futurista.

Publicado a

em

Um grande anuncio que ocorreu no CES 2021 também foi o projeto da Razer, referente a uma  cadeira gamer com display OLED dobrável e transparente. Intitulado Project Brooklyn, o protótipo conta com construção em fibra de carbono, iluminação RGB personalizável, superfícies para teclado e mouse e até mesmo um retorno tátil via som.

A Razer comentou que o modelo é apenas um conceito inicialmente, o que diminui as chances de que o produto chegue ao mercado ao longo do ano.

Project Brooklyn

A característica mais fora do comum do Project Brooklyn é a sua tela OLED de 60 polegadas, que pode se dobrar e ocultar no encosto da cadeira. Basta acionar um botão para liberar o display dobrável, que se expande diante do usuário. Com o intuito de ser ergonômico a tela é curva, cobrindo 180 graus para uma experiência de uso bastante imersiva.

Com relação ao teclado e mouse, eles ficam escondidos os suportes para teclado e mouse, que podem ser revelados apenas quando necessário no apoio do braço. Já o assento, tem construção em fibra de carbono que possuem um conjunto de motores que produzem sensações de tato precisas – ao estilo do DualSense, o controle do PlayStation 5.

Na parte posterior da cadeira, é possível visualizar um grande conjunto de cabos e conectores que devem ser ligados a fontes de energia, PC ou console para uso.

A Razer já é conhecida por demonstrar conceitos ousados na CES, mas muito deles acabam distantes de produtos finais para o consumidor, na qual os protótipos indicam rumos e novidades que acabam chegando a alguns produtos reais da marca.

Segundo a empresa, a intenção é continuar desenvolvendo o Project Brooklyn e até mesmo testar sua viabilidade com personalidades de eSports e influenciadores. No entanto, não existe previsão para que isso comece a acontecer.

Continue Lendo

Mais lidas +