UAI
Connect with us


Informática

Raspberry : Como montar um miniPC com menos de US$ 50

Você esta procurando um PC barato e que você consiga navegar pela internet ou fazer trabalhos escolares, o Raspberry Pi pode ser a solução para você. Neste tutorial iremos ensinar a montar e configurar este hardware em poucos passos. Confira

Publicado a

em

Prev1 of 3
Use your ← → (arrow) keys to browse

A placa Raspberry Pi é um mini computador que permite que você rode editores de texto, planilhas, navegue na internet e até desenvolva programas usando, por exemplo, Python ou Java. Neste tutorial vamos mostrar como configurar o Raspberry Pi com uma versão Linux ( Raspbian ).Pensando nesta placa, vamos listar as principais características dela:

  • A Raspberry Pi tem o tamanho aproximado de um cartão de crédito, possuindo diferentes versões.
  • A mais estável e mais comum é a Raspberry Pi 3, por isso iremos colocar as características desta. Embora já tenham lançado a versão Pi 4.
  • Processador de 1.2GHz
  • 1GB de memória,
  • Wifi integrado
  • Bluetooth integrado.

 

Configuração do Raspberry Pi 3

Confira todos os recursos que a placa Raspberry Pi 3 possui

 

 

Outras versões comuns são a Raspberry Pi 2, com processador de 900Mhz e 1GB de memória, e a sua antecessora, a Raspberry Pi versão B+, com processador de 700MHz e 512MB de memória. A placa Raspberry Pi Permite, assim como o Arduino, que você ligue sensores, displays e outros componentes.

 

Passo 1: Listando os requisitos obrigatórios

Neste passo inicial iremos listar o que será necessário para podermos instalar o Sistema Operacional Raspbian. Este sistema é baseado no Linux.

O Linux nesta placa é a melhor solução pois é um sistema gratuito e mais leve que o Windows. Embora seja uma placa robusta, precisamos entender que os recursos dela são limitados. Veja o que  precisamos para a instalação na Raspberry Pi:

  • Teclado e mouse.
  • Fonte de alimentação de 5v / 3A com conexão micro USB. (Lembre-se que a USB do computador suporta no máximo 500 mA)
  • Um monitor de vídeo com entrada HDMI
  • Um cartão microSD vazio de pelo menos 8 Gb ( Dê preferência para cartões Classe 10 )
  • Um computador com entrada para cartão SD ( Para copiar os arquivos do Raspbian )
Prev1 of 3
Use your ← → (arrow) keys to browse

Igor Luiz é Fundador e o Content Manager do Gadz Tech. Profissional na área de criação de sites, marketing digital e trabalha na publicação de notícias do site. Email de contato: [email protected]

Anúncio
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

5 + três =

Apps

A Microsoft anuncia o lançamento dos aplicativos Project e Roadmap no Microsoft Teams

A Microsoft anunciou hoje o lançamento dos aplicativos Project e Roadmap no Microsoft Teams. Microsoft informou também que ambas as ferramentas estarão disponíveis para todos os usuários do Office 365

Publicado a

em

A Microsoft anunciou hoje o lançamento dos aplicativos Project e Roadmap no Microsoft Teams. Com esses aplicativos, os usuários poderão gerenciar, rastrear e colaborar facilmente no projeto da equipe sem sair do Teams.

Project:

 

O aplicativo Project in Teams ajuda você a lidar com qualquer coisa, desde pequenos projetos a grandes iniciativas e é projetado para praticamente qualquer função, nível de habilidade ou tipo de projeto.

Além dos recursos acima, o aplicativo ajuda a colaborar com outros usuários no projeto, independentemente de onde o outro usuário está ou qual dispositivo está sendo usado. As funções desta ferramenta de projeto incluem:

  • Lidar com projetos pequenos ou grandes
  • Lidar com qualquer nível de habilidade ou tipo de projeto
  • Mecanismo de agendamento automatizado para definir esforço, duração e recursos de dentro das equipes.

Roadmap :

 

Esta ferramenta fornece ‘uma forma visual e interativa’ para conectar e fazer vários projetos visíveis simultaneamente e mostrar seu status em toda a organização. Ele representa um quadro multifuncional e mais amplo do trabalho do Microsoft Project e do Azure Boards .

O anúncio oficial da Microsoft menciona que ambas as ferramentas estarão disponíveis para todos os usuários do Office 365 . Na verdade, aqueles com licenças do Project for the Web serão capazes de criar e editar projetos com a ajuda de ambas as ferramentas e compartilhá-los com o Microsoft Teams .

Continue Lendo

Informática

Seu celular atualizou para o horário de verão neste domingo (01/11)? Saiba como corrigir

Mesmo com o fim do horário de verão neste ano, após a assinatura de um decreto, muitos celulares mudaram automaticamente. Caso o seu aparelho tenha mudados, iremos lhe ajudar a corrigir

Publicado a

em

Mesmo com o fim do horário de verão neste ano, após a assinatura de um decreto pelo presidente Jair Bolsonaro, muitos celulares mudaram automaticamente a hora à meia-noite de hoje ( 01/11/2020 ). Caso o seu aparelho seja um dos vários que tenham adiantado o relógio em uma hora, saiba como corrigir:

Correção para Androids:

Entre no menu Configurações e siga este caminho:

Sistema > Data e Hora > Desative as opções "Data e hora automáticas" e "Fuso horário automático".

Esse caminho pode alterar um pouco de acordo com a fabricante do celular, que pode alterar nomenclatura e posições das configurações. Em um Samsung, por exemplo, pode começar por “Gerenciamento geral”.

Uma forma mais genérica e eficiente:

Na busca das configurações (uma lupa na tela inicial) , busque por "hora" para achar o menu final.

Caso seu telefone não sofra nenhuma alteração de horário, provavelmente seu aparelho já foi atualizado pelos fabricantes. O Google lembra que se não rolar mudança neste domingo, pode ser que role no dia 3 de novembro, já que a regra mudou em 2018. Nesse caso, valem as mesmas recomendações dadas acima.

 

Correções para iPhones:

Vá até Ajustes > Geral > Data e Hora. Lá você tem duas opções. Uma é desativar a opção "Automaticamente" e ajustar o relógio para a hora certa.

A outra é deixar o “Automaticamente” ligado, mas aí você precisa:

1) Dar permissão para o iPhone usar a localização atual, em Ajustes > Privacidade > Serviços de Localização > Serviços do Sistema e selecionando a opção "Ajuste de Fuso Horário";

2) Verificar se o celular mostra o fuso horário correto em Ajustes > Geral > Data e Hora > em "Fuso Horário", mostrar a cidade correta. Só cheque se a hora bate com a correta.

 

Correções para PC Windows:

A Microsoft também conta com atualização automática de fusos e horários de verão no Windows e o sistema também está adaptado para o fim do horário de verão desde julho. A atualização para o Windows 10 que mudou isso é a 4093753.

Para instalar todas as atualizações do sistema, basta ir nas configurações do Windows 10. Clique no ícone de janelinha e depois na engrenagem para chegar às configurações.

Depois siga o caminho Atualização e Segurança > Windows Update > ver se há a mensagem "Há atualizações disponíveis". Se sim, clique em "Reiniciar agora" para começar o serviço.

Já a atualização manual de hora é também nas Configurações, seguindo o caminho :

"Hora e idioma" > aba Data e Hora > Ajuste a data e hora manualmente.

Ou ligue a opção “Ajuste o fuso horário automaticamente” para que ele faça isso sozinho. Só veja se o fuso está correto nesse mesmo menu, em “Fuso Horário”; se não, altere para o certo.

 

Correções para Mac

Escolha o menu Apple > Depois em Preferências do sistema e clique em Data e hora.

No painel Data e hora, verifique se “Definir data e hora automaticamente” está selecionado e seu Mac está conectado à internet. O seu Mac pode obter a data e hora atuais dessa forma.

Para ajustar manualmente, desligue a opção acima. Para fazer essa alteração, pode ser necessário clicar no ícone de cadeado e inserir sua senha de administrador. Aí é só ajustar a hora. Depois clique em Salvar.

Continue Lendo

Aparelhos Celulares

Especial Black Friday: Confira quais são os 5 celulares mais pesquisados em Agosto

Com a aproximação da Black Friday, aproveite para ficar ligado nos celulares que estão entre os tops mais vendidos atualmente.

Publicado a

em

Recentemente foi oficializado a data em que a Black Friday vai acontecer no Brasil. Existem várias fontes apontando para que ela ocorra em setembro, entre os dias 3 e 13, unindo todo o comércio e varejo do País para celebrar a retomada, com segurança, da economia e dos empregos.

Ao mesmo tempo os grandes descontos do ano acontecem na terceira semana de novembro (27/11), então para quem esta pensando em trocar de celular esse ano, fizemos uma lista dos celulares mais pesquisados até esse mês, que com certeza terão descontos imperdíveis na Black Friday.

Top 5 Celulares mais Pesquisados

01 – Smartphone Xiaomi Redmi Note 8 64GB

Considerado o queridinho de 2020, esse celular já conquistou o publico pelo preço e potencia.

A Xiaomi é uma das maiores sensações entre os entusiastas de tecnologia no Brasil. E uma das suas sub-marcas mais famosas, a Redmi, conseguiu aliar boa qualidade e ótimas especificações técnicas aos aparelhos da marca, com preços geralmente bem inferiores aos da concorrência.

O queridinho do momento é o Redmi Note 8, em sua versão de 64gb de armazenamento, pois essa é a que possui o preço mais a baixo, mas com um processamento ainda muito bom, se tornando um dos intermediários mais cobiçados esse ano.

Ficha Técnica:

Armazenamento: 64gb

Câmeras:  48 Mp + 8 Mp + 2 Mp + 2 Mp

Memória Ram:  4gb

Processador: Snapdragon 665 Qualcomm SDM665

Tela: 6.3 polegadas com resolução máxima de 2340 x 1080 pixels;

Sistema operacional: Android 9 MIUI 10 Pie

Bateria: 4000 mAh

Preço em média: R$1200,00

Publicidade

 

02 – Samsung Galaxy A51

Celular intermediário com câmera quádrupla e um visual de celular top de linha.

Se você não esta disposto a investir muito em um celular, com preços que podem ser sacrificantes para muitos brasileiros,  mas precisa de um bom desempenho , o Galaxy A51 é uma ótima opção e que entra como o segundo colocado nessa lista de mais vendidos. É um aparelho bastante completo, com câmeras que tiram boas fotos, tela de alta qualidade e bateria suficiente para um dia completo.

Ficha Técnica:

Armazenamento: 64 GB ou 128 GB

Câmeras:  48 Mp, 5 Mp, 12 Mp, 5 Mp

Memória Ram: 4 GB

Processador: Samsung Exynos 9611

Tela: 6.5 polegadas com 1080 x 2400 pixel

Sistema operacional: Android 10 Samsung One UI 2.0

Bateria: 4000 mAh

Preço em média: R$ 1.769,00

 

03 – Galaxy A30s

A30s chega no brasil como um modelo que alinha o custo beneficio aos intermediários.

O A30s herda tecnologias do A50, como o leitor biométrico na tela ou o conjunto de câmeras na traseira, tornando-o um smartphone intermediário que traz algumas características interessantes. Outra caracteristica interessante é o conjunto de câmera tripla, na qual uma delas é uma lente ultra-wide para fotos de ângulo bem aberto

Sua tela também é um destaque ja que se trata de uma Super AMOLED, que tem cores vivas e bons contrastes, e a função de TV Digital integrada, que permite assistir à sua programação favorita da TV aberta sem gastar dados de internet móvel.

Ficha Técnica:

Armazenamento: 64 GB

Câmeras:  25 Mp + 5 Mp + 8 Mp

Memória Ram: 4 GB

Processador: SAMSUNG Exynos 7 Octa 7904

Tela: 6.4 polegadas com 720 x 1560 pixel

Sistema operacional: Android 10 Samsung One UI 2.0

Bateria: 4000 mAh

Preço em média: R$ 1.349,00

 

04 – Galaxy A71

Modelo mais potente da lista, mas com preço de intermediário.

O 4º mais vendido da lista é para aqueles que buscam um celular potente com vários recursos modernos, mas não quer pagar tão caro nos modelos avançados, tornando o Galaxy A71uma boa escolha.

Diferente do a51 que comentamos anteriormente, esse modelo é mais potente com um processador Snapdragon 730, que apesar de intermediário, consegue rodar aqueles apps  mais pesados ou mesmo jogos populares como Free Fire, Fortnite, PUBG entre outros.

O celular se destaca por ter conjunto quádruplo de câmeras, cuja câmera principal tem sensor de 64 MP e tecnologia quad-pixel, que capta mais luz e deixa as fotos ricas em detalhes.

Ficha Técnica:

Armazenamento: 64GB ou 128GB

Câmeras:  64 Mp, 5 Mp, 5 Mp, 12 Mp

Memória Ram: 6GB de memória RAM (versão de 128 GB de armazenamento) ou 4GB (Versão de 64 GB)

Processador: Snapdragon 730 Qualcomm SDM730

Tela: 6.7 polegadas com 1080 x 2400 pixel

Sistema operacional: Android 10 Samsung One UI 2.0

Bateria: 4500 mAh

Preço em média: R$2.039,00

 

05 – Galaxy A10

Modelo Galaxy A10 foi o mais vendido em 2019.

Considerado o aparelho que mais vendeu no ano passado(2019), o Galaxy A10 da Samsung oferece performance razoável para um dispositivo de entrada, mas peca em não ter um leitor de impressões digitais, com um visual bem simples e discreto.

Na sua parte traseira, está presente apenas a sua única câmera traseira, que possui um flash LED, mas que de forma positiva, tanto a câmera quanto o flash estão bem rentes ao corpo e não incomodam a sua pegada,não riscando tão facilmente.

Ficha Técnica:

Armazenamento: 32 GB

Câmeras:  13 Mp

Memória Ram: 2 GB

Processador: SAMSUNG Exynos 7 Octa 7884B

Tela: 6.2 polegadas com 720 x 1520 pixel

Sistema operacional: Android 10 Samsung One UI 2.0

Preço em média: R$1.199,00

Continue Lendo

Mais lidas +