Connect with us


Informática

Black Friday: Preços de SSDs devem aumentar até 10% mesmo com a data chegando

Publicado

em

Chegando outubro já começam a ter um volume muito grande de buscas e promoções na internet, principalmente com a chegada da Black Friday no final de novembro, mas quem está precisando comprar um SSD deve ficar atento: segundo analistas do mercado, mesmo que os preços tenham permanecido baixos nos últimos meses, um aumento de 10% já se fez notar.

Publicidade

A elevação chega com uma combinação fatores; o principal é o excesso de oferta no mercado SSD NAND Flash em 2018, que diminuiu consideravelmente a demanda por conta da iminente guerra comercial entre EUA e China. Juntando a  isso a escassez de CPUs Intel e as vendas abaixo do esperado dos dispositivos Apple no fim do ano: isso levou os fabricantes a desacelerar a expansão da capacidade de produção, mas os estoques no mercado continuaram altos.

Quanto ao preço da DRAM, mesmo que haja indícios de estabilidade, Samsung, Micron e SK Hynix, já reduziram investimentos para equilibrar a produção e chegar a um nível aceitável de lucros. A Samsung é a empresa que mais tem sofrido com a queda nas vendas de chips DRAM e SSD NAND. Em 2018, ela anunciou o maior lucro trimestral da sua história, principalmente por conta da venda de chips de servidores.

Outro fator que faz pesar no aumento é, segundo análise do jornal Digitimes, a introdução de novas tecnologias que levem a um maior número de camadas nas memórias requer investimentos e, como acontece com todo lançamento, os preços iniciais são mais altos mas tendem a cair.

Aqui no Brasil ainda tem um outro fator que pode pesar ainda mais na balança/bolso, teremos que lidar com o problema da conversão do câmbio: aqui, o dólar alto tem um grande impacto no preço final ao consumidor.

 

Confira ofertas de HDs SSD

 

 

Continue lendo
Publicidade
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

cinco × um =