Premiações nos e-Sports impressionam tanto fora quanto no Brasil e empresas estão de olho
As premiações milionárias chamam a atenção e qualquer um que vê as cifras das premiações precisa pensar duas vezes antes de desistir de tentar a carreira nos jogos.
Os e-sports já passaram da polêmica sobre ser esporte ou não. Mesmo o mais conservador ficará impressionado com a estrutura das equipes, o tamanho das arenas, o número de pessoas vendo os jogos e as premiações em dinheiro. Aliás elas começam a igualar até a campeonatos de esportes tradicionais.
Em julho de 2019, Bugha venceu a Copa do Mundo de Fortnite disputada em Nova York. Mas o que virou notícia mesmo foi o choque do prêmio, o maior dado em um torneio de e-sports: 3 milhões de dólares, ou 11.4 milhões de reais. Para se ter uma ideia, antes de aumentar os valores da premiação, a Libertadores pagou 12 milhões de reais para o Atlético-MG, campeão em 2013.
Fazendo uma analise, esse valor foi pago a uma instituição com um número alto de funcionários, um elenco grande e caro, fora as premiações para cada pela conquista. No caso em específico, o número de pessoas para a “partilha” é muito menor. E por mais que o torneio de Fortnite realmente tenha sido um prêmio fora da curva, em 2019, 9 jogadores passaram do milhão de dólares e mais 12 superaram os 400 mil dólares só este ano.
E no Brasil, como esta o e-sports?
Os valores no Brasil não são tão milionários, mas também impressionam. O site alemão Only for Gamers fez uma comparação sobre os ganhos de atletas do e-sport com os líderes de governo de cada país, para mostrar que jogar videogame pode sim dar futuro e não é só uma distração.
Anúncio
Foram listados 29 países e em todos eles o jogador ganha mais que o político, e não só em países sub-desenvolvidos não:
Estados Unidos (TFUE ganhou mais que Donald Trump),
Alemanha (Kuroky ganhou mais do dobro que Angela Merkel)
e França (7CKNGMAD bate Emmanuel Macron) estão na lista.
Os brasileiros são muito fortes no cenário dos e-sports, ganhando prêmios ao redor do mundo. A equipe Black Dragons ganhou o Crossfire Stars na China e trouxe 500 mil dólares na mala.
Também está presente o Brasil. De acordo com o infográfico, TACO (Epitácio de Melo) é a estrela brasileira de CS:GO, com quase um milhão de dólares (951 mil, para ser mais exato) em ganhos ao longo de sua carreira. Ele só tem 23 anos.
E mais exemplos não faltam: O Tea Liquid, com uma escalação (lineup) 100% brasileira venceu o ESL Pro League jogando Rainbow Six: Siege e com FalleN como uma das estrelas da SK Gaming, foram faturados o Major da MLG Columbus e a ESL One: Colônia, totalizando 1 milhão de dólares.
Segundo a revista Exame, a audiência das competições passou de 20 milhões de pessoas em 2019 e nos coloca como o terceiro mercado do mundo, atrás apenas das potências China e Estados Unidos. Desse número, 9,2 milhões acompanham fielmente as competições.
Igor Luiz é Fundador e o Content Manager do Gadz Tech. Profissional na área de criação de sites, marketing digital e trabalha na publicação de notícias do site. Email de contato: contato@gadz.com.br
O que é e-sports e saiba tudo que tem neste mundo eletrônico
Numa forma bem simples de explicar o e-sports são jogos de video game que possuem um ambiente organizado e competitivo. O termo é a abreviação de “eletronic sports” (esportes eletrônicos). Com o avanço da tecnologia as pessoas podem se desafiar e jogar contra pessoas de qualquer parte do planeta.
Como funciona os e-Sports?
O e-Sports movimenta multidões para participar e até mesmo para assistir
Estes torneios podem envolver equipes, que são verdadeiras organizações, ou jogadores individuais. As partidas acontecem em eventos presenciais, onde os computadores são conectados em LAN ou por meio da internet.
Funciona como os esportes tradicionais, as equipes competem entre si disputando um prêmio em dinheiro. Mesmo não envolvendo atividade física, os e-sports já são considerados uma modalidade de esporte em todo o mundo e não é à toa, pois os atletas e jogadores profissionais precisam de muito treinamento, dedicação e disciplina como em qualquer outra competição.
Todo jogo eletrônico é considerado e-Sport?
A cada ano os times de e-Sports vão se profissionalizando
De acordo com a Confederação Brasileira de E-sports, um E-sport é uma competição realizada entre profissionais e assistida pelo público através da televisão ou de alguma plataforma de streaming. Algumas outras qualidades são importantes:
Ter uma comunidade engajada
Ter uma base de jogadores ativa
Um bom volume de torneios
Ter uma boa jogabilidade. Se um jogo não for divertido, terá dificuldade em se consolidar
Ter boa visibilidade. Ter várias formas de encontrar conteúdos sobre o jogo ou competições
Ter um ótimo suporte aos jogadores.
O mercado de E-sports no Brasil e no mundo
O cenário profissional dos E-sports hoje em dia é uma indústria que vale mais de $2 bilhões de dólares, e seus campeonatos são assistidos ao vivo por milhões de pessoas.
A indústria dos games é uma das que mais crescem e é por isso que as grandes emissoras como a ESPN, a TBS e SyFy já transmitem estes eventos eletrônicos, principalmente com a chance que o E-sports seja introduzidos nas Olimpíadas em algum momento, isso porque os esportes eletrônicos estão se popularizando cada vez mais e muito rápido.
Ligas esportivas como NHL e NBA já lançaram seus próprios torneios e ligas, e times da NBA e NFL já montaram suas equipes e compraram participações em times de E-sports. Nos EUA, mais de 600 faculdades e universidades adicionaram equipes de esportes universitários e bolsas de estudo para esportes eletrônicos.
Anúncio
O Brasil tornou-se um dos principais mercados de E-sports do mundo. O exemplo mais popular e clássico é do campeonato brasileiro de League Of Legends, que conta com mais de 300 mil espectadores.
Quais os jogos mais populares nos e-Sports?
Existe uma grande variedade de jogos que já fazem parte do e-sport no Brasil e no mundo. Vamos listar os principais jogos:
Counter-Strike Global Offensive
o CS ( Counter-Strike ) desde o início já era uma febre no Brasil. Mesmo sendo um clássico, o CS se tornou uma febre no mundo dos e-sports. Hoje, na versão Global Offensive, continua fazendo um enorme sucesso, com torneios e competições pelo mundo todo.
FIFA
O jogo de futebol produzido pela EA Sports é famoso no Brasil e no mundo. Por isso não poderia faltar no e-sport, as transmissões de partidas atraem centenas de torcedores e assim como o Counter-Strike, o FIFA é um clássico que não fica de fora quando comparado a jogos mais novos.
League Of Legends
O League of Legends é um game no estilo multiplayer online battle arena (MOBA), produzido e publicado pela empresa Riot Games. O jogo faz sucesso no Brasil chamando a atenção de grandes empresas, como a Vivo e até mesmo clubes de futebol.
Apostas online em e-Sports
Com um mercado deste girando muito dinheiro e extremamente competitivo, o nicho de apostas online não poderia ficar de fora. Apostas online em e-Sports começa a ter uma enorme fatia em sites do ramo.
As melhores casas de apostas do ramo possuem, além de uma parte dedicada aos esportes tradicionais, também possuem uma seção dedicada aos e-Sports. Nos e-sports também é possível acompanhar as partidas e eventos ao vivo. Situação que nos ajuda nas escolhas das apostas.
O que são os e-Sports?
O e-sports são jogos de video game que possuem um ambiente de competição organizado. O termo é a abreviação de “eletronic sports” (esportes eletrônicos).
Todos os jogos eletrônicos são e-Sports?
Não são todos os jogos virtuais que são considerados e-Sports. Para que um game entre na categoria é necessário que existam competições profissionais. Ou seja, remunerados os atletas com salários, bolsas ou premiações para os vencedores e participantes.
Existem apostas em e-Sports?
Sim! Com os jogos eletrônicos movimentando muito dinheiro e muito competitivo, o nicho de apostas online não poderia ficar de fora. Apostas online em e-Sports começa a ter uma enorme fatia em sites do ramo.
Xbox recebe xCloud para que você não precise esperar downloads lentos
A Microsoft anunciou que está trazendo o xCloud para o Xbox One e Xbox Series X / S, com isso vai mudar a maneira como as pessoas experimentam os jogos em seus consoles
Xbox recebe xCloud para que você não precise esperar downloads lentos
A Microsoft está trazendo o xCloud para o Xbox One e Xbox Series X / S, a idéia é evitar muito a espera do download, assim mudar a maneira como as pessoas experimentam os jogos em seus consoles.
Mesmo sendo capaz de baixar e jogar jogos sem ter que lidar com cópias físicas, os downloads têm seus próprios problemas. O download de um jogo pode demorar muito tempo, especialmente se você não tiver uma internet muito veloz.
Outro problema dos downloads é que muitos títulos ocupam rapidamente o seu armazenamento, deixando pouco espaço para experimentar outros jogos.
A integração de jogos em nuvem resolve significativamente esses problemas de espaço. Os membros inscritos no Xbox Game Pass Ultimate poderão escolher entre mais de 100 jogos para jogar quase imediatamente, em vez de esperar horas para que o download termine.
Anúncio
Algo muito significativo acontecerá para jogadores do Xbox One, eles poderão jogar alguns jogos modernos que precisam do hardware mais poderoso da Xbox Series, como o Microsoft Flight Simulator.
Como irá funcionar estes jogos na nuvem da Microsoft
Jogos que suportam xCloud irão mostrar um pequeno ícone de nuvem.
Jogos que suportam xCloud irão, apropriadamente, mostrar um pequeno ícone de nuvem. Selecione o título e pressione ‘play’ e você está pronto para jogar.
Claro que jogos em nuvem não serão ideais para todos principalmente para:
Jogadores que utilizam rede wi-fi para jogar, uma vez que estas redes podem ter muita instabilidade
Jogadores que são competitivos, pois precisam de menor latência possível
Jogadores que possuam internet com baixa velocidade, principalmente por conta da latência
Pensando nestes quesitos, o xCloud servirá mesmo para você experimentar e analisar os jogos antes de realmente baixar e ocupar seu espaço de armazenamento.
A animação foi desenvolvida pela Valve, produtora do jogo, em parceria com a Netflix.
Um dos esportes eletrônicos mais populares do mundo, Dota terá agora uma versão na telinha. DOTA: Dragon’s Blood, um anime (animação japonesa) baseado no universo do jogo será lançado no dia 25 de março na plataforma de streaming Netflix.
O anúncio pegou a comunidade de surpresa na noite desta terça-feira. A animação, feita pela Valve em parceria com a Netflix, promete “explorar o universo de Dota como você nunca viu antes”. Confira o trailer:
Conhecido por ser uma espécie de mensageiro da Valve no Dota 2, Wykrhm Reddy afirmou que o anime se trata de Dragon Knight e Mirana, dois heróis do jogo, enfrentando “demônios e deuses com aliados inesperados” e que “heróis novos e antigos ganharão vida”. Novos trailers são esperados para os dias 19 de fevereiro e 2 de março.
Anúncio
Dragon’s Blood – Dragon Knight and Mirana face demons and gods with unexpected allies in an all new anime series on Netflix.
Discover heroes, both old and new, come to life
Teaser Trailer: Feb 19, 2021 Main Trailer: March 2, 2021 Series Premiere: March 25, 2021.#DragonsBlood— Wykrhm Reddy (@wykrhm) February 17, 2021
Uma seção especial sobre o anime também está disponível dentro do jogo e a Valve prometeu dar mais detalhes sobre o anime durante as próximas semanas.
Usamos cookies em nosso site para fornecer a experiência mais relevante, lembrando suas preferências e visitas repetidas. Ao clicar em “Aceitar”, concorda com a utilização de TODOS os cookies.
Este site usa cookies para melhorar sua experiência enquanto navega pelo site. Destes cookies, os cookies que são categorizados como necessários são armazenados no seu navegador, pois são essenciais para o funcionamento das funcionalidades básicas do site. Também usamos cookies de terceiros que nos ajudam a analisar e entender como você usa este site. Esses cookies serão armazenados em seu navegador apenas com o seu consentimento. Você também tem a opção de cancelar esses cookies. No entanto, a desativação de alguns desses cookies pode afetar sua experiência de navegação.
Os cookies necessários são absolutamente essenciais para o funcionamento adequado do site. Esta categoria inclui apenas cookies que garantem as funcionalidades básicas e recursos de segurança do site. Esses cookies não armazenam nenhuma informação pessoal.
Any cookies that may not be particularly necessary for the website to function and is used specifically to collect user personal data via analytics, ads, other embedded contents are termed as non-necessary cookies. It is mandatory to procure user consent prior to running these cookies on your website.