Connect with us

Apps

Plague Inc.: Jogo foi banido da App Store na China, entenda o motivo

Jogo havia disparado em popularidade devido ao surto do coronavírus, o que pode ter causado sua censura

Publicado

em

Desde o início do surto do coronavírus, o jogo “Plague Inc.”, que simula uma pandemia com objetivo de destruir a humanidade, chamou muita a atenção em todo o mundo. Agora, essa atenção se voltou contra os desenvolvedores após o game ser removido da App Store na China, mencionando uma justificativa genérica de que ele inclui “conteúdo que é ilegal” no país, conforme determinação da Administração do Ciberespaço da China.

Advertisements

O jogo foi distribuído livremente no país por vários anos, o que indica que a ação tem a ver com a disseminação do coronavírus (Covid-19). A Ndemic, empresa responsável pelo game, diz que não está claro “se a remoção está ligada ao surto do coronavírus enfrentado pela China”, mas é muito provável sim. No resto do mundo, o game continua distribuído normalmente no iOS e Android; isso também vale para as edições disponíveis para Xbox One e PS4.

“A situação está fora do nosso controle. Estamos trabalhando duro para encontrar uma forma de fazer o jogo voltar às mãos dos jogadores chineses, mas como um pequeno estúdio independente de jogos do Reino Unido, as chances estão contra nós. Nossa prioridade é tentar contatar a Administração do Ciberespaço da China para entender suas preocupações e trabalhar com eles para encontrar uma solução”, diz o comunicado.

A Ndemic se viu em uma situação curiosa nas últimas semanas. Com o surto, o game, que coloca o jogador na posição de evoluir um vírus, bactéria ou outro agente patogênico para que ele se torne o mais letal possível, disparou em número de downloads. Isso fez a empresa emitir um comunicado para tentar lembrar o público de que aquilo era apenas um jogo e que não deveria ser levado em consideração como material de estudo sobre a disseminação de doenças.

“Projetamos o jogo especificamente para ser realista e informativo, sem sensacionalizar problemas sérios do mundo real. Isso foi reconhecido pelo CDC (Centro de Controle de Doenças dos Estados Unidos) e outras organizações médicas pelo mundo. No entanto, lembre-se de que Plague Inc. é um jogo, e não um modelo científico e que o atual surto de coronavírus é uma situação real que está impactando um grande número de pessoas”, dizia o comunicado de janeiro da empresa .

 

A Ndemic também aproveitou para orientar o público a procurar informações com autoridades locais e globais de saúde.

Igor Luiz é Fundador e o Content Manager do Gadz Tech. Profissional na área de criação de web sites na internet, marketing digital, também trabalha na publicação de notícias do site.

Continue lendo
Publicidade
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

quatro × cinco =

%d blogueiros gostam disto: