Connect with us

Games

Largou mal: Desenvolvedores têm mais interesse no PlayStation 5 que no novo Xbox

A Game Developers Conference (GDC) apresentou nesta semana o seu estudo anual sobre a industria de games. A pesquisa feita com desenvolvedores revelou que a maioria ainda está focada no PC, mas o PS5 gera mais interesse que seu concorrente da Microsoft

Publicado

em

A Game Developers Conference (GDC) apresentou nesta semana o seu estudo anual Stage of the Gaming Industry. A pesquisa feita com desenvolvedores do mundo dos games revelou que a maioria ainda está focada no PC, mas o console da nova geração que gerou mais interesse entre os desenvolvedores foi o PlayStation 5.

Publicidade

A GDC é um evento anual que reúne desenvolvedores de jogos do mundo todo e realiza uma pesquisa com o meio para saber qual a percepção geral do mercado. Neste ano, houve resposta de 4.000 desenvolvedores. Entre os questionamentos deste ano estão as plataformas para quais essas empresas e pessoas estão produzindo seus jogos atualmente. O relatório mostra que ainda há soberania para o PC, com 56% dos projetos, e plataformas mobile com 39% do total.

 

 

Já entre os consoles, o PlayStation 4 e PlayStation 4 Pro têm a preferência, com 25% dos desenvolvedores fazendo games para plataforma, seguido de Xbox One (23%) e Switch (17%). Em relação à próxima geração, 11% já disseram estar trabalhando em um game para o PlayStation 5, sendo que 9% trabalham em algum lançamento para o Xbox Series X (Project Scarlett). A soma ultrapassa 100%, pois um mesmo game pode ser desenvolvido para mais de uma plataforma ao mesmo tempo.

Além disso, a pesquisa também questionou sobre qual será o próximo meio para o qual os desenvolvedores pretendem fazer seus jogos. O PC também detém destaque, com 52% da preferência, seguido mais uma vez de smartphones e tablets, com 39%.

Para a nova geração, a maioria (23%) disse que deve projetar para o PlayStation 5, sendo que 17% escolhem o novo Xbox. Ainda, 19% farão para o Switch e 20% se mantêm produzindo para PlayStation 4 e Xbox One.

 

 

 

Cross-geração

Os desenvolvedores ainda não querem apostar somente na próxima geração. Do total, apenas 5% deles disseram que estão trabalhando em jogos que vão rodar somente em novas plataformas. Ainda, 22% vão se manter nesta geração, sendo que 34% farão um jogo que rode em ambos consoles.

 

 

Streaming

Um dos grandes assuntos do ano passado, os jogos por streaming ainda não devem ser abastecidos nos próximos anos. Segundo a pesquisa, apenas 3% estão trabalhando para xCloud da Microsoft, sendo que 6% estão no Stadia da Google. A previsão para os próximos anos é de um aumento tímido.

 

Mercado Mobile

Na pesquisa do ano passado, vimos o Android vencer como a plataforma mais popular para desenvolvedores de jogos para dispositivos móveis, com 54% dizendo que planejava lançar seu jogo no Android e 50% dizendo iOS.

Fizeram a mesma pesquisa este ano e encontraram uma semelhança, embora a porcentagem de desenvolvedores que fazem jogos para dispositivos móveis pareça ter caído ano após ano. Este ano, 50% dos entrevistados disseram que sua empresa está atualmente fazendo jogos para Android, enquanto 48% disseram que estavam fazendo jogos para iOS. 43% disseram que não estavam fazendo nenhum jogo para celular, contra 39% no ano passado.

 

 

O Android continua sendo a plataforma mais popular dos desenvolvedores de dispositivos móveis, embora o número de desenvolvedores de jogos para dispositivos móveis esteja diminuindo.

O trabalho completo está disponível no site da GDC. O evento deste ano acontece entre 16 e 20 de março, em São Francisco.

Fonte: GDC

Continue lendo
Publicidade
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

16 − um =

%d blogueiros gostam disto: