Connect with us

Games

Largou mal: Desenvolvedores têm mais interesse no PlayStation 5 que no novo Xbox

A Game Developers Conference (GDC) apresentou nesta semana o seu estudo anual sobre a industria de games. A pesquisa feita com desenvolvedores revelou que a maioria ainda está focada no PC, mas o PS5 gera mais interesse que seu concorrente da Microsoft

Publicado

em

A Game Developers Conference (GDC) apresentou nesta semana o seu estudo anual Stage of the Gaming Industry. A pesquisa feita com desenvolvedores do mundo dos games revelou que a maioria ainda está focada no PC, mas o console da nova geração que gerou mais interesse entre os desenvolvedores foi o PlayStation 5.

Advertisements

A GDC é um evento anual que reúne desenvolvedores de jogos do mundo todo e realiza uma pesquisa com o meio para saber qual a percepção geral do mercado. Neste ano, houve resposta de 4.000 desenvolvedores. Entre os questionamentos deste ano estão as plataformas para quais essas empresas e pessoas estão produzindo seus jogos atualmente. O relatório mostra que ainda há soberania para o PC, com 56% dos projetos, e plataformas mobile com 39% do total.

 

 

Já entre os consoles, o PlayStation 4 e PlayStation 4 Pro têm a preferência, com 25% dos desenvolvedores fazendo games para plataforma, seguido de Xbox One (23%) e Switch (17%). Em relação à próxima geração, 11% já disseram estar trabalhando em um game para o PlayStation 5, sendo que 9% trabalham em algum lançamento para o Xbox Series X (Project Scarlett). A soma ultrapassa 100%, pois um mesmo game pode ser desenvolvido para mais de uma plataforma ao mesmo tempo.

Além disso, a pesquisa também questionou sobre qual será o próximo meio para o qual os desenvolvedores pretendem fazer seus jogos. O PC também detém destaque, com 52% da preferência, seguido mais uma vez de smartphones e tablets, com 39%.

Para a nova geração, a maioria (23%) disse que deve projetar para o PlayStation 5, sendo que 17% escolhem o novo Xbox. Ainda, 19% farão para o Switch e 20% se mantêm produzindo para PlayStation 4 e Xbox One.

 

 

 

Cross-geração

Os desenvolvedores ainda não querem apostar somente na próxima geração. Do total, apenas 5% deles disseram que estão trabalhando em jogos que vão rodar somente em novas plataformas. Ainda, 22% vão se manter nesta geração, sendo que 34% farão um jogo que rode em ambos consoles.

 

 

Streaming

Um dos grandes assuntos do ano passado, os jogos por streaming ainda não devem ser abastecidos nos próximos anos. Segundo a pesquisa, apenas 3% estão trabalhando para xCloud da Microsoft, sendo que 6% estão no Stadia da Google. A previsão para os próximos anos é de um aumento tímido.

 

Mercado Mobile

Na pesquisa do ano passado, vimos o Android vencer como a plataforma mais popular para desenvolvedores de jogos para dispositivos móveis, com 54% dizendo que planejava lançar seu jogo no Android e 50% dizendo iOS.

Fizeram a mesma pesquisa este ano e encontraram uma semelhança, embora a porcentagem de desenvolvedores que fazem jogos para dispositivos móveis pareça ter caído ano após ano. Este ano, 50% dos entrevistados disseram que sua empresa está atualmente fazendo jogos para Android, enquanto 48% disseram que estavam fazendo jogos para iOS. 43% disseram que não estavam fazendo nenhum jogo para celular, contra 39% no ano passado.

 

 

O Android continua sendo a plataforma mais popular dos desenvolvedores de dispositivos móveis, embora o número de desenvolvedores de jogos para dispositivos móveis esteja diminuindo.

O trabalho completo está disponível no site da GDC. O evento deste ano acontece entre 16 e 20 de março, em São Francisco.

Fonte: GDC

Igor Luiz é Fundador e o Content Manager do Gadz Tech. Profissional na área de criação de web sites na internet, marketing digital, também trabalha na publicação de notícias do site.

Continue lendo
Publicidade
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

10 − três =

%d blogueiros gostam disto: