Connect with us


Celulares & Tablets

Black Friday: Pensando em vender seu celular para comprar outro? Dicas de como proteger seus dados antes de vender seu aparelho

De acordo com Russ Ernst, executar a redefinição de fábrica e apagar todos os arquivos não são medidas suficientes

Publicado

em

Os smartphones armazenam textos, e-mails, dados de contas bancárias e outras informações confidenciais que nem imaginamos. Quando trocamos nossos aparelhos ou vendemos um celular antigo, é de costume formatar e aplicar o modo de definição de fábrica. No entanto, este processo está longe de ser suficiente para garantir a segurança dos seus conteúdos.

Publicidade

A redefinição de fábrica é apenas um dos vários passos que o usuário precisa fazer para proteger seus dados ao vender o dispositivo. Quem disse foi Russ Ernst, vice-presidente executivo de produtos e tecnologia da Blannco, uma empresa especializada em sanitização de dados.

“É uma bomba-relógio. Eventualmente, o dispositivo de alguém terminará nas mãos erradas”, afirma.

Segundo Ernst, a redefinição de fábrica remove pistas de arquivos que contêm esses dados sensíveis, mas não os dados em si.

“Qualquer pessoa pode usar ferramentas gratuitas de código aberto para inspecionar celulares e encontrar arquivos que não têm mais indicadores associados”, explica o especialista.

Confira alguns passos que Ernst sugere:

  1. Apague seus dados
  2. Confirme se os dados foram apagados
  3. Obtenha um relatório sobre a exclusão dos arquivos

No final de ano, muitas pessoas irão aproveitar da Black Friday e Natal para comprar um novo aparelho, com isso terá um aumento no número de pessoas que desejam negociar seus aparelhos. Isso deve acontecer, porque os celulares estão caros e as pessoas terão que vender os aparelhos antigos para comprar os modelos mais recentes.

Você é um dos que estão a procura de trocar seu aparelho no final do ano? Demos algumas dicas para você escolher um novo aparelho, confira:

 

 

Fonte: Insider

Continue lendo
Publicidade
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

um − 1 =