fbpx
Connect with us


Apps

WhatsApp baniu mais de 1,5 milhões de contas só no Brasil só no último ano. Entenda o motivo

O WhatsApp, aplicativo de troca de mensagens mais usado no Brasil, baniu pelo menos 1,5 milhão de contas de usuários brasileiros no último ano.

Publicado

em

O WhatsApp baniu aproximadamente 1,5 milhão de contas de usuários brasileiros de outubro de 2018, antes do segundo turno das eleições presidenciais, até o fim de setembro de 2019. As contas foram banidas por suspeita de uso de robôs, disparo em massa de mensagens e disseminação de fake news e discurso de ódio e incluem perfis banidos temporariamente ou para sempre.

Publicidade

 

Como foi calculado este número de usuários banidos

O número foi obtido a partir de uma estimativa com base em cinco comunicados recentes da empresa e confirmado por especialistas em tecnologia da informação que conhecem de perto o trabalho da empresa para combater a epidemia de fake news que tomou conta do aplicativo.

Em média, o WhatsApp bane ao menos 125 mil contas por mês no país por uso irregular da plataforma. Durante as eleições, houve um pico de contas banidas, o que pode distorcer a média para cima. O Brasil é um dos países com o maior número de contas banidas nesses últimos doze meses. No mundo inteiro, foram cerca de 22 milhões de banimentos, sendo 8% apenas no Brasil.

Na semana passada, o site do UOL mostrou que 80% de uma rede de desinformação política que disseminava fake news durante as eleições, com uso de robôs e disparo em massa, continuava ativa no WhatsApp. Quase a totalidade dos textos na rede analisada era propaganda a favor ou informações falsas a respeito de adversários ou partidos.

O aplicativo possui mecanismos de detecção de atividade anormal e afirma que investe em “machine learning”, uso de robôs inteligentes que monitoram a rede e aprendem cada vez mais a identificar irregularidades a partir da análise do comportamento de usuários.

Algumas contas de WhatsApp com suspeita de serem operadas por robôs chegaram a distribuir 14 mensagens diferentes em apenas 30 segundos.