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Instagram limitará posts sobre produtos para dieta e perda de peso. Entenda os motivos

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A rede social promete limitar o alcance de postagens que promovem produtos duvidosos para perda de peso, procedimento estéticos e afins. Em alguns casos, a publicação poderá até ser apagada.

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A explicação é de que a medida visa manter a rede social como “um lugar positivo para todos” e reduzir a pressão que os usuários podem sentir quando acessam determinadas postagens.

 

Como funcionará essa restrição

Basicamente, o Instagram impedirá que usuários com menos de 18 anos visualizem postagens que promovem produtos relacionados a dieta, perda de peso, cirurgia plástica, procedimentos estéticos e semelhantes.

Essa ocultação de postagens começa nesta quarta-feira (18) e será válida mesmo quando o produto promovido vier de fabricantes ou lojas renomadas. Por estar em uma fase de crescimento/transformação corporal, o público jovem é altamente influenciável por essas postagens. Se a postagem prometer resultados “milagrosos” e for acompanhada de incentivos para compra, como links promocionais e cupons de desconto, o Instagram poderá simplesmente apagar a publicação.

Ativistas que lutam conta a indústria do “corpo perfeito” comemoram a decisão. É o caso da atriz britânica Jameela Jamil, que já criticou personalidades famosas como Khloe Kardashian justamente por promoverem produtos dietéticos ou de eficácia questionável nas redes sociais.

Em postagem recente no Instagram sobre o assunto, Jamil elogiou a medida e finalizou a sua mensagem dizendo “essa é uma vitória extraordinária que fará grande diferença; influenciadores precisam ser mais responsáveis”.

Ver essa foto no Instagram

THIS IS HUGE NEWS. @i_weigh are changing the world together. After a bunch of shouting, screaming, and petitioning… we have managed to get the attention of the people at the top, and they have heard us and want to protect us. And this is just the beginning of our efforts. As of now, if you’re under 18, you will no longer be exposed to any diet/detox products, and for all other ages; all fad products that have bogus, unrealistic claims will be taken down and easy to report. I’ve been working with Instagram all year towards this, who were amazing to deal with, and they expressed that they passionately care about creating a safer space for us all online. This happened so much faster than I expected and I’m so proud and happy and relieved. WELL DONE to the many people who have been working towards this huge change. This is a mass effort. This is an extraordinary win that is going to make a big difference. Influencers have to be more responsible. ❤️

Uma publicação compartilhada por Jameela Jamil (@jameelajamilofficial) em

Apesar de ter sido anunciada prioritariamente para o Instagram, a nova política também será aplicada ao Facebook.

Com informações: The Guardian.

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