UAI
Connect with us


Black Friday

[ Black Friday ] : Os direitos do consumidor que você precisa saber na hora de comprar nas datas de final de ano

Muitos comerciantes utilizam a data de superpromoções para enrolar consumidores e descumprem o CDC.Saiba que na hora de fazer as compras na Black Friday, os seus direitos estão garantidos da mesma forma que acontece numa compra física ou fora desta data especial.

Publicado a

em

Muitos comerciantes utilizam a data de superpromoções para enrolar consumidores e descumprem o CDC.Saiba que na hora de fazer as compras na Black Friday, os seus direitos estão garantidos da mesma forma que acontece numa compra física ou fora desta data especial.

Direito de se arrepender

Caso tenha comprado algo pela internet e não foi o que esperava ou desistiu da mercadoria, você tem o direito de arrependimento à seu favor. Você tem o prazo de 7 dias após o recebimento do produto para comunicar a loja o arrependimento. Desta forma, você pode solicitar a devolução do valor sem qualquer outra justificativa.

“Nas compras online o consumidor pode solicitar a devolução do dinheiro caso o item não atenda as expectativas, mediante devolução do produto. Mas é sempre importante documentar tudo o que é anunciado no momento da compra”, explica o advogado.

Atenção! Para garantir a trocar, o produto não pode ter marcas de uso. Aliás, os custos de devolução também são por conta da loja que vendeu.

 

Direito à informação em relação a oferta

Previsto no Código de Defesa do Consumidor, o comprador tem direito à informação com especificação correta de qualidade, quantidade, características, composição, preço e riscos que apresentam determinados produtos ou serviços, sendo obrigado o fornecedor a esclarecer de forma clara qualquer ponto solicitado.Vale a pena tirar print da tela com toda descrição da oferta. Fique atento e registre as principais informações:

  • Registre o preço,
  • prazo de entrega,
  • dados do produto,
  • itens inclusos,
  • prazo de entrega.

“Além disso, existe o Código de Ética Black Friday, assinado pela Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico e os principais players do segmento, que persiste em um documento com um conjunto de deveres, regras e diretrizes para as empresas que têm interesse de comercializar seus produtos ou serviços com os referidos descontos”, explica Arthur Braga Nascimento, CEO e fundador da BNZ for Startups.

Direito de denunciar maquiagem de preços

É muito comum alguns lojistas elevem os preços na semana anterior ao evento do Black Friday, para no efetivo dia proporcionar como desconto o mesmo valor que foi aplicado de aumento. Esta manobra é completamente ilegal e caracteriza publicidade enganosa.

“A prática, denominada como maquiagem de preços, falsifica a existência de uma promoção ou liquidação e deve ser denunciada, pois se trata do crime previsto como publicidade enganosa no § 1º do artigo 37 do Código de Defesa do Consumidor. Além disso, também caracteriza o crime de publicidade enganosa prevista no art. 67, bem como o crime de informação falsa ou enganosa tipificada no art. 66, ambos também do CDC”, disse o advogado João Paulo Borges Chagas, sócio do escritório Nabarrete, Borges & Chagas Sociedade de Advogados e especialista em Direito do Consumidor.

Segundo ele, é muito importante que o consumidor tenha cuidado redobrado diante de tantas promoções e oportunidades.

 

Garantia de entrega

A loja não pode alegar falta de estoque após a conclusão do processo de compra. Isso vale mesmo para pagamentos efetuados via boleto bancário. Mas, para exigir esse direito, o pagamento do boleto precisa ser realizado dentro do prazo de vencimento.

A falta de mercadorias em estoque com o consequente cancelamento da entrega após a finalização da compra é ilegal e considerada abusiva, segundo Nascimento.

“Conforme está previsto no artigo 51 do Código do Consumidor, o comprador pode exigir o cumprimento forçado da obrigação”, diz.

Troca

Uma loja não pode ser impedida de vender produtos que apresentam defeitos. No entanto, esta informação precisa estar explicitada no anúncio. Porém, se você comprou um produto novo e o mesmo apresentou qualquer tipo de defeito, você pode solicitar conserto ou troca.

Você tem o prazo de 30 dias para produtos não duráveis e 90 dias para bens duráveis. Este prazo é ampliado caso o produto esteja em assistência técnica. A troca imediata pode ser pedida para produtos que nem chegam a funcionar.

Muitas lojas aproveitam a data para abaixar o preço dos produtos que não estão vendendo muito bem ou apresentam algum defeito. Não há nenhum problema nessa prática, desde que você seja previamente informado sobre a falha e ela não comprometa o funcionamento, a utilização ou a finalidade do item.

De acordo com o CDC (Código de Defesa do Consumidor), caso o defeito comprometa o seu uso, a loja ou fabricante deve reparar a falha em até 30 dias. Se o conserto não ocorrer nesse prazo, o consumidor poderá escolher entre três opções: exigir sua troca por outro produto em perfeitas condições de uso; a devolução integral da quantia paga, devidamente atualizada; ou o abatimento proporcional do preço.

 

Confiabilidade das lojas

Uma dica importante é: pesquise as lojas com antecedência. Os sites Reclame Aqui e Ebit são ótimos para verificar a reputação de uma loja. Além deles, o Procon de São Paulo preparou um lista com as lojas a serem evitadas. Dá uma conferida lá!

Oferecemos algumas dicas de como evitar sites prejudiciais nesta data

Se tiver algum problema durante a Black Friday, você poderá registrar sua reclamação no Procon do seu município ou no site consumidor.gov.br, do Ministério da Justiça.

Caso não tenha sucesso, você pode entrar com ação no JEC (Juizado Especial Cível).

Igor Luiz é Fundador e o Content Manager do Gadz Tech. Profissional na área de criação de sites, marketing digital e trabalha na publicação de notícias do site. Email de contato: [email protected]

Anúncio
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

onze + 12 =

Black Friday

Black Friday 2020: Veja os principais produtos que o Brasileiro procura nesse evento

Tecnologia e produtos domésticos são os destaques de procura para essa Black Friday

Publicado a

em

Considerada como um dos eventos mais aguardados desse ano pelos varejistas e consumidores, a Black Friday é uma ótima forma de movimentar a economia do pais.

Com o intuito de aumentar as vendas para os comerciantes, também é muito esperada pelos clientes que querem comprar produtos e serviços com preços reduzidos.

Principais produtos procurados

Produtos tecnológicos são o principal foco do consumidor nessa Black Friday 2020.

A pesquisa foi feita pelo Instituto IPSOS para o Mercado Livre e divulgada pela CNN, mostra primeiramente que 58% dos brasileiros disseram que pretendem aproveitar a data de descontos.

Logo a pós também foi demonstrado quais foram os produtos mais cobiçados pelos consumidores, esses que são ligados à tecnologia. Cerca de 62% das pessoas estão interessadas em comprar um Smartphone, tablet, alto-falante inteligente ou smart watch.

Dentre as tecnologias apresentadas, os eletrodomésticos são a preferência de 59% dos consumidores, que querem comprar geladeiras, fogões e máquinas de lavar.

Os Itens de moda, como roupas e calçados, fazem parte de 57% dos futuros compradores. Enquanto que produtos de beleza devem ser procurados por 54% das pessoas que vão aproveitar a Black Friday neste ano.

Outros itens que também chamaram atenção foram os ligados à casa, decoração e móveis. A pesquisa revela que 48% dos consumidores querem comprar algum produto dessa categoria.

Continue Lendo

Black Friday

#BlackFriday2019: Amazon cria uma página especial este ano

Com a Black Friday chegando neste mês, a Amazon criou uma página especial para quem gosta de comprar com desconto. Se você já esta procurando por ofertas, é uma boa dar uma olhada no site que eles prepararam

Publicado a

em

Com esta página especial para a Black Friday 2019, você já pode ter acesso as ofertas variadas que virão, tanto para antecipar ou até mesmo para você preparar a sua lista de desejos. A gigante americana oferece uma infinidade de produtos dos mais diversos tipos e a entrega é muito rápida. Se você tiver o serviço da Amazon Prime você terá ainda mais benefícios.

Todas as categorias do site estão participando, desde livros, video games e jogos, informática, celulares e smartphones, brinquedos, dentre outras. Veja algumas promoções incríveis que já estão disponíveis no esquenta da Amazon:

 

Kindle – Décima geração

 

Kindle – Décima Geração

 

A luz embutida ajustável permite que você leia confortavelmente por horas – em lugares abertos ou fechados, durante o dia ou a noite. A tela de 167 ppi proporciona uma leitura sem reflexo, mesmo sob a luz do sol. É como se você estivesse lendo em papel.
Leia sem distrações. Você pode marcar trechos, melhorar seu vocabulário com o dicionário, traduzir palavras e ajustar o tamanho da fonte sem precisar sair da página. Você pode escolher entre milhares de livros e armazená-los na sua biblioteca, que cabe nas suas mãos. Uma carga que dura semanas, não horas.

Se você se interessou, deixaremos o link do produto para você comprar:

Compre agora!

 

PlayStation Classic 2018, com 20 Jogos

 

PlayStation Classic 2018, com 20 Jogos

Uma recriação em miniatura do icônico console PlayStation. Pré-carregado com 20 jogos favoritos dos fãs, juntamente com dois controles com fio para confrontos multijogador locais e um cartão de memória virtual para salvamentos vitais do jogo. O PlayStationClassic também apresenta o mesmo famoso logo, layout de botão e embalagem externa – mas esse miniesole é aproximadamente 45% menor que o PlayStation original e inclui um cabo HDMI para conectar diretamente a uma TV. O PlayStationClassic é a consola perfeita para os fãs que adoram retro – e para uma nova geração que quer experimentar a aurora da PlayStation pela primeira vez.

Caso você queira outros consoles nostálgicos, fizemos uma matéria sobre os outros consoles retrô 

Se você se interessou, deixaremos o link do produto para você comprar:

Compre agora!

 

Acessórios para PC’s

 

Acessórios para Computadores

Procurando uma oportunidade para comprar seus acessórios Gamer? Esta lista pode lhe ajudar! Tem promoções de teclados e mouse gamer, fones e muito mais. Se você se interessou, deixaremos o link do produto para você comprar:

Compre agora!

 

iPhones em oferta

Ofertas de iPhones

Procurando uma oportunidade para comprar seu iPhone? Esta lista é para você! Tem iphone a partir de R$ 2.400,00 e muito mais. Se você se interessou, deixaremos o link do produto para você comprar:

Compre agora!

Continue Lendo

Black Friday

#BlackFriday2019 : A Fraude já começou! Veja quais produtos já ficaram mais caros

Segundo pesquisa do site de comparação, o catálogo online de várias lojas em 16 categorias já está, em média, 5,7% mais caro. Confira a tabela

Publicado a

em

A Black Friday de 2019 está chegando e é uma boa hora para encontrar produtos realmente mais baratos, mas também é uma hora onde alguns lojistas aproveitam para maquiar  os preços para oferecer falsos descontos. Segundo pesquisa do site de comparação, JáCotei, o catálogo online de várias lojas em 16 categorias já está, em média, 5,7% mais caro.

A pesquisa foi realizada entre 29 de setembro e 29 de outubro e inclui itens mais procurados em promoções do varejo, incluindo smartphones, geladeiras, TVs, fogões, aspiradores de pó, fritadeiras elétricas, pneus, lavadoras de roupa, notebooks e ar condicionado.

Confira a tabela abaixo:

 

[table “2” not found /]

 

O campeão de aumento dos valores às vésperas da Black Friday, é :

  • Microondas (11%),
  • seguido por fraldas (9,7%),
  • lavadora de roupas (9,2%),
  • impressoras (8,2%),
  • fogão (8,1%)
  • e fritadeira elétrica (6,8%).

O notebook foi a única categoria com variação negativa no período, com queda de 0,4%.

 

Como não cair nessas fraudes?

O melhor jeito de descobrir é monitorar o preço dos produtos online ao longo das semanas. Se você não fez, existe alguns sites que fazem comparações de preço ao longo do ano. Um dos sites são o JaCotei, Zoom e Buscapé.

Outra boa maneira de fazer isso é buscar comentários de outros usuários nas próprias plataformas ou redes sociais para saber se há alguma variação acima do comum no período.

O mais aconselhável é comprar com grupos confiáveis e sempre pesquisar sobre o lojista no ReclameAqui, para saber mais sobre a reputação; ou consultar o CNPJ dela junto à Receita Federal, para checar se os dados dela estão em dia com o governo.

Confira outras dicas de como não ter dor de cabeça na Black Friday:

Fonte: Exame

Continue Lendo

Mais lidas +