Connect with us

Black Friday

Black Friday: Dicas de como saber se uma loja é confiável em pleno dia de evento

Saber identificar estas pessoas de má índole é fundamental para aproveitar as ofertas sem dor de cabeça. Nesta matéria iremos dar algumas dicas de como fugir dessas armadilhas

Publicado

em

A Black Friday é sempre uma boa oportunidade para adquirir algo de sua lista de desejos por conta das promoções com preços muito baixo. Mas é preciso estar atento, uma vez que a internet está cheia de pessoas aproveitadores que podem dar prejuízos e enganar o consumidor. Dessa maneira, saber identificar estas pessoas de má índole é fundamental para aproveitar as ofertas sem dor de cabeça. Nesta matéria iremos dar algumas dicas de como fugir dessas armadilhas:

Publicidade

Procure pelas informações

Verifique se as lojas apresentam as informações obrigatórias por lei tais como:

  • CNPJ,
  • razão social,
  • endereço,
  • telefone,
  • email
  • Outros canais de contato ( instagram, whatsapp, facebook, etc )
  • Navegação segura (https), antivirus  na página
  • e que seu alvará esteja em dia na Receita Federal.

 

Faça uma investigação

Um aspecto outro aspecto que precisamos identificar é se estas aparecem em sites especializados em reclamações, como Reclame Aqui e eBit.

Uma dica importante para você saber se a loja que esta querendo comprar algum produto tem muitas reclamações é fazer uma pesquisa no google. Neste caso iremos encontrar todas as páginas que estejam mencionando a empresa. Com isso podemos identificar se a empresa possui reclamações no “Reclame Aqui”, se tem alguma menção no “JusBrasil” ou outras páginas com reclamações.

Para isso basta entrar no google e digitar o nome da empresa entre aspas, assim: “NET Serviços”. Dai o motor de busca vai procurar na internet pra você;

Também é essencial verificar se as URLs estão de acordo com o Google Transparency Report. Trata-se de uma ferramenta para analisar quão seguro é um link de uma loja, mesmo com o certificado e o cadeado do lado do endereço.

 

Outros conselhos importantes

Em uma matéria que fizemos, mostramos que o PROCON, sempre atualiza uma lista de sites não confiáveis. São sites ou que aplicam golpes ou que dão dor de cabeça, principalmente nesta época. Fizemos uma matéria e listamos estes sites problemáticos

Além disso, é preciso saber se o local apresenta política de devolução e garantia dos produtos vendidos. Questões como domínio, opinião de usuários em fóruns e a forma como os dados são protegidos também devem ser levados em conta em prol da segurança.

 

Dica matadora na Black Friday

Desconfie sempre que a oferta parecer “muito boa demais para ser verdade”. A internet está cheia de armadilhas para surpreender e enganar pessoas, especialmente na Black Friday. Dessa forma, fique de olho, pois qualquer descuido pode trazer consequências graves.

Se mesmo depois de executar esses procedimentos ainda houver dúvida sobre a loja, não arrisque e procure outro estabelecimento.

Depois de todas essas dicas, agora você terá uma boa Black Friday

%d blogueiros gostam disto: