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Black Friday

Black Friday 2019: Segundo pesquisa, deveremos ter menos promoções e vendas serão ‘mornas’

A projeção feita pela consultoria GFK estima que, em 2019, o faturamento da Black Friday deva crescer apenas 4%, alcançando no máximo R$ 13,5 bilhões

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A pouco tempo da Black Friday, uma pesquisa divulgada que aponta para uma venda “morna” deste ano. A consultoria GFK estima que, em 2019, o faturamento da Black Friday deva crescer 4%, alcançando no máximo R$ 13,5 bilhões, na comparação com 2018, quando o período de compra registrou crescimento de 9%.

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Como foi feita a pesquisa

O levantamento leva em consideração apenas as vendas de produtos elétricos e eletrônicos, como linha branca (geladeira, fogão, máquinas de lavar), linha marrom (liquidificadores, forno de micro-ondas), smartphones e produtos de informática.

Após retração de 4% em número de produtos comercializados no ano passado, segundo dados da própria GFK, a expectativa é de mais um ano de queda similar ou crescimento zero para a próxima edição.

“Apesar de alguma melhora na economia, com um crescimento de 0,4% do PIB, um pouco acima do esperado para o segundo trimestre, o emprego e renda, que são decisivos para o consumo, ainda demoram a melhorar. Então, por isso, a gente trabalha com um ano mais morno mesmo, com crescimento bem abaixo das edições do passado”, conta Felipe Mendes, diretor geral da GFK.

 

Promoções da véspera

De acordo com as projeções da GFK, os varejistas devem ampliar a concentração de promoções nos produtos com maior valor agregado, estratégia que vem evoluindo nos últimos anos.

Os destaques serão, mais uma vez os televisores e smartphones recentemente lançados. Em 2018, 46% do celulares de última geração registraram durante a promoção descontos superiores a 15%.

Apenas 16% dos mais antigos ficaram nessa faixa de redução de preço.”O que está acontecendo é que a Black Friday vai se consolidando como uma data de descontos em produtos premiuns, mais novos e caros.

As pessoas guardam dinheiro o ano inteiro para comprar a novidade na semana de descontos no varejo”, afirma Mendes.

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