Connect with us


Apps

Batalha por um império: Google e Oracle brigam judicialmente na Suprema Corte pelo Android

A disputa judicial entre Oracle e Google, existe por uma década e pode estar perto do fim, uma vez que as empresas irão se enfrentar em um último round na Suprema Corte dos Estados Unidos.

Publicado a

em

A disputa judicial entre Oracle e Google já dura 10 anos e pode estar no fim. Nesta semana as empresas irão se enfrentar na Suprema Corte dos Estados Unidos. A alegação de que partes importantes do desenvolvimento do Android teriam sido copiadas da tecnologia Java.

O Google rejeita as alegações da Oracle de violação de direitos autorais, e diz que está lutando por “inovação aberta” no setor de tecnologia. A empresa defende que as interfaces de programação (API) que permitem que aplicativos conversem entre si e possibilitem integração entre sistemas não podem ter “donos”.

“Pedimos ao Tribunal que reafirme a importância da interoperabilidade de software, que permitiu a milhões de desenvolvedores escrever milhões de aplicativos que funcionam em bilhões de dispositivos”, postou no blog oficial da empresa o diretor jurídico do Google, Kent Walker.

Em entrevista por e-mail ao site Business Insider, a porta-voz da Oracle, Deborah Hellinger, deixou clara a posição da empresa.

“Desenvolvedores e empresas éticas em todo o mundo continuam a reconhecer o valor do Java e a tirar proveito de nossas licenças para gerar inovação e lucro. Infelizmente, o Google optou por ignorar as políticas padrão de licenciamento do setor e desenvolver seus negócios roubando a propriedade intelectual da empresa.”

 

Entenda o caso

A linguagem Java foi criada no início dos anos 1990 na Sun Microsystems, comprada pela Oracle em 2010. No desenvolvimento do Android, o Google criou sua própria versão do Java, mas utilizou o código original para permitir a comunicação entre os aplicativos. Então a Oracle processou o Google, acusando a empresa de atropelar seus direitos de propriedade intelectual.

“A Oracle oferece várias opções de licenciamento para Java”, disse Hellinger ao Business Insider, “mas o Google prefere viver em um mundo livre de direitos de propriedade intelectual. No mundo real, os direitos autorais são uma proteção e um incentivo essenciais à inovação”.

A Oracle afirma que o Google lucra com um produto deles, copiando 37 APIs (interfaces de programação de aplicativos) do Java para usar no Android. A gigante da tecnologia, por sua vez, se defende dizendo que o uso do código é de graça, uma vez que o Java é coberto por uso justo, que permite a cópia limitada, o que significa que ele não deve a Oracle quaisquer danos.

A Oracle pretende revelar informações sobre quanto o Google lucra com o sistema operacional para justificar o pedido de indenização. Essa não é primeira vez que a empresa de Larry Ellison exige uma fortuna do Google neste caso. Em 2011, um juiz negou o pagamento de uma indenização de US$ 6 bilhões, alegando que o valor era muito alto.

Anúncio
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

5 − dois =

Apps

Jogue Nintendo 3DS no seu smartphone Android! Veja como fazer…

Já é possível matar a saudade do Nintendo 3DS no seu Android, basta instalar um novo emulador que esta na Play Store.

Publicado a

em

Acabou de chegar à Internet uma excelente notícia para os apaixonados por jogos do Nintendo 3Ds e têm um smartphone Android, mas ao mesmo tempo é uma péssima novidade para a empresa que desenvolveu o Super Mário. O emulador da Nintendo 3DS chama-se Citra.

Conheça o Citra

Simulação do jogo Zelda no Citra

Simulação do jogo Zelda no Citra

O Citra estava sendo desenvolvido há muitos anos, apesar deste desenvolvimento seja para PC. No entanto, agora foi migrado para as plataformas móveis e algo é notório: Devido ao tamanho dos smartphones, a jogabilidade ficou melhor que nos PCs.

Publicidade

O emulador consegue replicar diversas funcionalidades do 3DS como o suporte para a câmara e o microfone. A isto juntam-se também os detectores de movimento. Se quiser obter uma experiência ainda mais interessante, existe a possibilidade de usar um Gamepad.

Apesar do emulador da 3DS estar disponível gratuitamente existe uma versão Premium. Esta aquisição pode ser feita diretamente na aplicação. Dá acesso ao modo escuro e a um sistema de renderização de texturas onde tudo fica ainda melhor.

Será que o Citra é compatível com todos os smartphones?

Simulação do jogo Mario Kart no Citra

Simulação do jogo Mario Kart no Citra

A equipe responsável pelo desenvolvimento do Citra recomenda que o dispositivo tenha um chipset Qualcomm Snapdragon 835 ou superior, mesmo que o desempenho possa depender especialmente da placa gráfica e possuir o sistema operacional Android 8.0 ou superior.

Ficou interessado em  jogar mas seu Smartphone já não tem a performance que precisa? Confira algumas promoções de Smartphones na Amazon!

 

Continue Lendo

Apps

Adeus da Semana: Veja o que sairá da Netflix nesta semana ( 24/05/2020 a 30/05/2020 )

Os últimos dias de maio de 2020 teremos algumas despedidas na plataforma de streaming

Publicado a

em

Na última semana de maio teremos despedidas na plataforma de streaming. E o destaque vai para o filme de terror: Quando as Luzes se Apagam que deixa a Netflix em 27 de maio. Confira toda a lista abaixo.

  • Guia de Sobrevivência à Prisão
  • Red Trees
  • I Am Jane Doe
  • The Last Man on the Moon
  • Depois que o Pornô Acaba
  • Mako Mermaids: An H2O Adventure: Temporada 1
  • Quando as luzes se apagam
  • Forever Pure
  • Operação Chromite
  • A Noite em que Minha Mãe Matou Meu Pai
  • Nosso fiel traidor
  • O homem que viu o infinito
  • BB-Ursos (26 eps.)

 

Veja a lista de filmes que irá estrear na Netflix nesta última semana de Maio/2020.

Continue Lendo

Apps

Netflix: Veja as novidades que chegarão no streaming nesta semana ( 24/05/2020 a 30/05/2020 )

Os últimos dias de maio serão fracos em relação ao que os assinantes da Netflix podem esperar de estreia na plataforma

Publicado a

em

A última semana de maio terá novidades na plataforma, mas não são tão empolgantes como de costume. Uma novidade fica por conta da nova série original Snowpiercer: Expresso do Amanhã, baseada no filme de mesmo nome dirigido pelo diretor de Parasita.

Enquanto a terceira temporada de Dinastia estreou neste sábado e a série mexicana Control Z tem dado o que falar nas redes sociais, maio termina com o lançamento da série original Snowpiercer, além de um stand-up original, um novo anime original e 2 outras séries originais que chegam no fim da semana.

Já em relação ao que sai do catálogo da Netflix esta semana temos como principal destaque o filme de terror Quando as Luzes se Apagam que deixa a plataforma de streaming em 27 de maio. Confira toda a lista abaixo.

24 de maio

  • Sem estreia prevista

25 de maio

Série baseada no filme Expresso do amanhã

Série baseada no filme Expresso do amanhã

  • Expresso do Amanhã (série original)

26 de maio

  • Hannah Gadsby: Douglas (stand-up original)

27 de maio

28 de maio

  • Dorohedoro (anime original)

29 de maio

  • Somebody Feed Phil: 3ª temporada (série original)

30 de maio

  • Robot Trains (série infantil)

 

Veja a lista de filmes que deixam a Netflix em Maio/2020.

Continue Lendo

Mais lidas +