Connect with us


Apps

Batalha por um império: Google e Oracle brigam judicialmente na Suprema Corte pelo Android

A disputa judicial entre Oracle e Google, existe por uma década e pode estar perto do fim, uma vez que as empresas irão se enfrentar em um último round na Suprema Corte dos Estados Unidos.

Publicado a

em

A disputa judicial entre Oracle e Google já dura 10 anos e pode estar no fim. Nesta semana as empresas irão se enfrentar na Suprema Corte dos Estados Unidos. A alegação de que partes importantes do desenvolvimento do Android teriam sido copiadas da tecnologia Java.

O Google rejeita as alegações da Oracle de violação de direitos autorais, e diz que está lutando por “inovação aberta” no setor de tecnologia. A empresa defende que as interfaces de programação (API) que permitem que aplicativos conversem entre si e possibilitem integração entre sistemas não podem ter “donos”.

“Pedimos ao Tribunal que reafirme a importância da interoperabilidade de software, que permitiu a milhões de desenvolvedores escrever milhões de aplicativos que funcionam em bilhões de dispositivos”, postou no blog oficial da empresa o diretor jurídico do Google, Kent Walker.

Em entrevista por e-mail ao site Business Insider, a porta-voz da Oracle, Deborah Hellinger, deixou clara a posição da empresa.

“Desenvolvedores e empresas éticas em todo o mundo continuam a reconhecer o valor do Java e a tirar proveito de nossas licenças para gerar inovação e lucro. Infelizmente, o Google optou por ignorar as políticas padrão de licenciamento do setor e desenvolver seus negócios roubando a propriedade intelectual da empresa.”

 

Entenda o caso

A linguagem Java foi criada no início dos anos 1990 na Sun Microsystems, comprada pela Oracle em 2010. No desenvolvimento do Android, o Google criou sua própria versão do Java, mas utilizou o código original para permitir a comunicação entre os aplicativos. Então a Oracle processou o Google, acusando a empresa de atropelar seus direitos de propriedade intelectual.

“A Oracle oferece várias opções de licenciamento para Java”, disse Hellinger ao Business Insider, “mas o Google prefere viver em um mundo livre de direitos de propriedade intelectual. No mundo real, os direitos autorais são uma proteção e um incentivo essenciais à inovação”.

A Oracle afirma que o Google lucra com um produto deles, copiando 37 APIs (interfaces de programação de aplicativos) do Java para usar no Android. A gigante da tecnologia, por sua vez, se defende dizendo que o uso do código é de graça, uma vez que o Java é coberto por uso justo, que permite a cópia limitada, o que significa que ele não deve a Oracle quaisquer danos.

A Oracle pretende revelar informações sobre quanto o Google lucra com o sistema operacional para justificar o pedido de indenização. Essa não é primeira vez que a empresa de Larry Ellison exige uma fortuna do Google neste caso. Em 2011, um juiz negou o pagamento de uma indenização de US$ 6 bilhões, alegando que o valor era muito alto.

Igor Luiz é Fundador e o Content Manager do Gadz Tech. Profissional na área de criação de sites, marketing digital e trabalha na publicação de notícias do site.

Anúncio
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

15 − doze =

Apps

Facebook está unificando o Messenger com Instagram Direct. Veja mais detalhes

O Facebook está juntando os bate-papos do Messenger com as mensagens diretas do Instagram, dando aos usuários uma maneira de acessar as duas caixas de entrada no mesmo lugar.

Publicado a

em

O Facebook está dando aos usuários a opção de mesclar sua caixa de entrada do Messenger com o Instagram Direct, o que permite enviar mensagens entre plataformas. Os usuários estão vendo um pop-up ao abrir o aplicativo Instagram informando-os sobre esta atualização.

Esta é a aparência do alerta:

Pop-up dará aos usuários do instagram direct a opção de fusão do messenger com o Instagram Direct.

Pop-up dará aos usuários do instagram direct a opção de fusão do messenger com o Instagram Direct.

“Há uma nova maneira de enviar mensagens no Instagram”, diz o pop-up. O aviso continua enfatizando os seguintes benefícios da fusão das duas plataformas de bate-papo:

  • Novo visual colorido para seus bate-papos
  • Reaja com qualquer emoji
  • Deslize para responder às mensagens
  • Converse com amigos que usam o Facebook

Entenda a mudança

Antes de escolher atualizar, esteja ciente de que isso mudará toda a aparência da sua caixa de entrada de mensagens diretas do Instagram. O Instagram Direct ficará mais parecido com o Facebook Messenger. Mesmo o ícone no canto superior direito da tela será substituído pelo ícone do Messenger.

Aqueles que preferem as coisas do jeito que estão ficarão felizes em saber que esta atualização é totalmente opcional. Se você gosta do design clássico dos DM’s do Instagram, ou deseja manter as duas caixas de entrada separadas, selecione a opção “Agora não” na parte inferior do alerta. Os usuários que desejam mesclar as duas caixas de entrada podem prosseguir e selecionar “Atualizar”.

Observe que, mesmo se você não atualizar, você ainda poderá receber solicitações de mensagens no Instagram de contas do Facebook. Essa parece ser a única maneira de enviar mensagens aos usuários do Facebook pelo Instagram neste momento – um usuário do Facebook precisa iniciar o bate-papo.

Isso pode mudar no futuro, mas agora não é possível iniciar conversas com usuários do Facebook a partir do Instagram. Sendo esse o caso, esta atualização parece ser mais útil para usuários do Instagram que não estão ativos no Facebook.

Esta é uma atualização que está em andamento há mais de um ano, pois o Facebook deu ao mundo um alerta sobre essa mudança em 2019.

 

Continue Lendo

Apps

Whatsapp: Novos recursos foram liberados pelo app

Quatro novidades para aplicativo WhatsApp foram liberadas para os sistemas Android e iOS nos últimos dias.

Publicado a

em

O WhatsApp é considerado uma das plataformas de comunicação mais usadas em todo o mundo. Sua simplicidade de utilização o seria uma das razões que geram tanta popularidade. Aos poucos, esta plataforma tem ganhado novas e interessantes funcionalidades. Algumas delas ocorreram no whatsapp últimos dias, com o intuito de melhorar a experiencia do usuário. Confira agora o que a empresa liberou para esse aplicativo que é tão usado no Brasil.

Publicidade

Principais novidades

Stickers Animados

Essa novidade parece ter inspiração do Telegram. A plataforma de conversas virtuais já permitia usar e até criar stickers, mas agora passou a ter suas versões animadas.

“Novos recursos do WhatsApp Business! Os códigos QR facilitam o início de um bate-papo com um compartilhamento de negócios e catálogos, permitindo que você descubra o que eles oferecem.”

Código QR

Parecido com o recurso que existe no instagram, agora ficou ainda mais fácil adicionar um novo contato. O usuário poderá escanear o código QR do número do WhatsApp de qualquer pessoa para adicioná-la aos seus contatos.

Dark mode

Dark Mode no Whatsapp Web

O famoso modo escuro (dark mode), que já havia sido liberada no app para Android e IOS, agora pode ser desfrutado nas versões do WhatsApp web no seu computador.

Chamadas de vídeo em grupo.

As chamadas de vídeo em grupo precisavam de alguns retoques que foram disponibilizadas agora. O usuário que quiser expandir o video de alguém durante uma chamada de vídeo em grupo, é necessário tocar e segurar no vídeo em questão de um participante, para assim visualizá-lo em tela cheia.

Não somente isso, mas também foi adicionado o ícone de vídeo a grupos com até 8 participantes para iniciar uma chamada de vídeo.

Lembrando que as novidades chegaram para todos de maneira gradativa, então caso ainda não tenha esse recurso no seu celular, pode ficar tranquilo que provavelmente em poucos dias, voce poderá utiliza-los, segundo o Whatsapp.

Continue Lendo

Apps

IOS 14: Versão beta é disponibilizada

Apple lança nesta sexta-feira (10 de julho) o primeiro beta do iOS 14,nova versão do sistema operacional para iPhones, que pode ser usada pelo publico,

Publicado a

em

Muitas novidades são apresentadas na nova versão do IOS 14 para os dispositivos da Apple, que agora podem ser testadas no primeiro beta que foi lançado para os usuários que possuem um Iphone. Algumas delas são recursos semelhantes aos que o  Android já possuia, como widgets, biblioteca de aplicativos e até mesmo o modo Picture-in-Picture.

Para fazer parte das pessoas que receberão essa atualização, é necessário se inscrever no Apple Beta Software Program, disponível no site oficial da marca. Vale lembrar que, como se trata de uma versão de testes, deve haver problemas de instabilidades e desempenho, portanto a instalação não é recomenda para usuários comuns.

Novidades iOS 14

 

IOS 14 – Versão Beta é lançada para os usuários experienciarem

O novo iOS 14 vai apresentar uma série de recursos, esses que são familiares para quem já usou um dispositivo com o sistema Android. Dentre eles o App Library, trabalhará com uma gaveta de aplicativos para organizar melhor a tela do seu iPhone. Outro recurso que comentamos é o modo Picture-in-Picture (PIP), que permite mesmo realizando outras tarefas, assistir a um vídeo no YouTube, ou apps similares, em uma janela separada.

Publicidade

Também foi garantido que existiria outras betas além do iOS 14,  como iPadOS 14 e do tvOS 14. Até o momento ainda não foi revelado sobre as versões de testes de macOS 11 Big Sur e watchOS 7.

 

Aparelhos que receberão o Update

Lista dos aparelhos que receberão o update

Como de costume, as atualizações do iOS vão priorizar os aparelhos recentes, mas existem alguns aparelhos mais antigos que podem ser contemplados.  Veja abaixo a lista, dos 16 aparelhos previstos para receber o iOS 14:

  1. iPhone 11
  2. iPhone 11 Pro
  3. iPhone 11 Pro Max
  4. iPhone XS
  5. iPhone XS Max
  6. iPhone XR
  7. iPhone X
  8. iPhone 8
  9. iPhone 8 Plus
  10. iPhone 7
  11. iPhone 7 Plus
  12. iPhone 6s
  13. iPhone 6S Plus
  14.  iPhone SE (1ª geração)
  15. iPhone SE (2ª geração)
  16. iPod Touch (7ª geração)

 

 

 

Continue Lendo

Mais lidas +