Atualmente, o zoom estava sendo uma das ferramentas mais utilizadas em tempos de Home office, principalmente aquelas pessoas que precisam realizar reuniões remotamente e realizar outros eventos que exigem interação cara a cara sem os riscos atuais da proximidade física.
O zoom permite criar e organizar reuniões, mas não é a única solução de videoconferência online disponível. Com relatos de conexão lenta e queda de chamadas, e principalmente falhas de segurança e/ou privacidade, algumas empresas estão procurando por uma opção secundária. Felizmente, há muitas opções pagas e gratuitas para você escolher, dependendo de suas necessidades. Vamos listar algumas ferramentas pagas e gratuitas.
Alternativas pagas
Google Hangouts (Enterprise)
Essa é provavelmente a escolha mais óbvia, especialmente porque você pode usar o Hangouts em uma grande variedade de dispositivos e navegadores da web. No entanto, o serviço G-Suite de nível empresarial do Google inclui uma versão do Hangouts perfeita para empresas que precisam encontrar um novo aplicativo de videoconferência. Ele pode ser usado para bate-papos por texto, voz e vídeo, permite conectar-se a até 250 outros usuários por chamada e possui recursos robustos de moderação e apresentação. Você pode até gravar reuniões.
Zoho Meetings
Se você não quiser usar o serviço G-Suite do Google, a alternativa de código aberto Zoho One inclui software de conferência on-line que deve agradar a qualquer pessoa familiarizada com o Zoom ou o Hangouts.
O Zoho Meetings permite que você hospede videoconferência, chamadas em conferência e webinars de ponta a ponta, todos acessíveis através de discagens e links de e-mail – você não precisa forçar ninguém a se inscrever ou baixar um aplicativo para participar. Também há versões para computador, Web e dispositivos móveis do aplicativo.
Você pode gravar suas reuniões e as opções de hospedagem incluem ferramentas de moderação e organização. O software também se integra ao pacote de aplicativos do Zoho Office, para que você possa puxar planilhas, documentos de texto e outros arquivos facilmente durante sua apresentação.
Zencastr
O Zencastr é tecnicamente um serviço de podcasting baseado na Web e não realiza chamadas de vídeo, mas é excelente para chamadas em conferência. Em meio ao surto de COVID-19, a Zencastr está levantando suas restrições sobre o tamanho do grupo e os limites de gravação. Agora, os usuários gratuitos podem hospedar chamadas com usuários ilimitados e tempo de gravação ilimitado (normalmente, apenas três usuários por chamada e 8 horas de gravação por mês, embora as chamadas não registradas não sejam contadas).
Os usuários pagos (US $ 20 / mês) recebem um painel especial de edição ao vivo e ferramentas de pós-produção. Somente o host precisa ter uma conta Zencastr, pois pode convidar usuários através de links simples compartilháveis (como você pode com o Zoom). Há também um botão “levantar a mão” que pode ajudar a manter as coisas funcionando sem problemas quando você está realizando uma grande teleconferência e deseja garantir que todos possam participar.
Alternativas gratuitas
Discord
O Discord é um aplicativo focado em jogos, mas tem um apelo mais amplo do que apenas jogos, graças a seus bate-papos criptografados e recursos flexíveis de organização. As conversas pelo Discord acontecem em “servidores” dedicados que os usuários podem configurar e organizar, cada uma das salas de bate-papo – pense no Slack, mas com chamadas de vídeo e voz, além do bate-papo por texto.
As videochamadas suportam apenas nove usuários no total, mas o aplicativo inclui ferramentas simples de compartilhamento de tela e outros recursos úteis se você o estiver usando para realizar reuniões. Considerando que é um aplicativo gratuito, há muita flexibilidade aqui e é uma ótima opção se você deseja uma solução permanente de conferência, mas as outras opções gratuitas nesta lista serão mais fáceis de instalar e executar. O Discord está disponível no Windows, Mac, Linux, Android, iOS e na maioria dos navegadores da web.
Google Hangouts (Free)
A versão gratuita do Hangouts também é uma opção viável, suportando até 150 usuários, mas exige que os usuários se conectem usando suas contas pessoais do Google, o que pode excluir aqueles que não têm uma. A versão gratuita também não possui as opções de apresentação, nem você pode gravar chamadas, mas é difícil ultrapassar esse limite de 150 usuários em comparação com outros brindes por aí. ( Android , iOS , web )
WhatsApp e Facebook Messenger
Embora o Facebook Messenger e o WhatsApp sejam aplicativos separados (por enquanto), o Facebook possui os dois e cada um é executado com a mesma tecnologia de back-end – e eventualmente se fundirá no mesmo serviço de plataforma cruzada junto com os DMs do Instagram – caso você esteja se perguntando por que agrupou-os aqui.
O WhatsApp e o Facebook Messenger oferecem suporte a chamadas de voz / vídeo em grupo, mas como são mais adaptadas para chamadas básicas por celular ou pela Web, você não encontrará aqui recursos de conferência em nível empresarial. Se tudo o que você precisa fazer é realizar um check-in rápido com alguns colegas, os dois aplicativos funcionarão bem.
WhatsApp ( Windows; Mac; Android; iOS )
Messenger ( Web ; Android ; iOS )
FaceTime
O Facetime é apenas para iOS, o que limita seu uso como uma solução universal, mas como está incluído em praticamente todos os dispositivos Apple, muitas pessoas provavelmente terão acesso a ele. O aplicativo suporta até 32 pessoas em uma única chamada, desde que todo mundo tenha um iPhone, iPad ou Mac à mão , pode ser uma maneira sólida de realizar reuniões remotas.
Skype
O Skype é outro serviço de bate-papo por vídeo com o qual as pessoas provavelmente estão familiarizadas. Ele suporta até 50 usuários em uma única chamada de vídeo e está disponível no Windows, Mac, iOS, Android e como um aplicativo da Web , mas, como a maioria dos outros aplicativos gratuitos aqui, todos os participantes precisam ter uma conta. Nesse caso, você precisará de uma conta da Microsoft. Dito isto, se todos no seu grupo já estiverem inscritos e usando o serviço, ele fará o trabalho muito bem.